Chegando ao mercado primeiro nas versões de referência a AMD RX 480 ficou atrás da GTX 1060 quando esta última foi lançada, então a esperança de fazer frente a concorrente ficou por conta dos modelos custom produzidos por parceiros como ASUS, Sapphire e MSI com clocks mais elevados e sistemas de refrigeração mais “parrudos”.
Enquanto a Nvidia optou por liberar os modelos custom da GTX 1060 junto com o de referência a AMD ainda “enrolou” um pouco. Com a ASUS anunciando a Strix RX 480 praticamente no mesmo preço da GTX 1060 a esperança de “custo x benefício” foi desaparecendo, mas a Sapphire pode salvar o dia para a AMD.
Os primeiros testes do modelo Sapphire Nitro RX 480 trazem bons resultados e animam a disputa. Custando apenas US$ 20 a mais que o modelo de referência (4GB) e US$ 30 a menos que a GTX 1060 de referência (6GB) a placa é capaz de fazer frente a sua rival conforme mostram os resultados do PC World.
O “calcanhar de aquiles” da RX 480 não pode ser coberto pela Sapphire e o consumo da versão da fabricante tem um consumo maior que o de referência, que por sua vez já é maior que o da GTX 1060 referência. Ainda assim, os números não possuem diferenças tão gritantes, bem como as temperaturas graças ao sistema dual fan da Saphhire.
Nos testes sintéticos a RX 480 se sai bem no 3D Mark, principalmente no modo DirectX 12 com o Time Spy onde está praticamente colada na GTX 1060.
Alguns testes também já pipocam no Youtube, como este da Sapphite Nitro RX 480 na versão de 8GB comparada lado a lado coma a GTX 1060.
Nossos comparativos da RX 480 saem em breve, estamos explorando o potencial de overclock da placa e já atingimos 1.4 GHz estáveis aqui mas certamente estamos curiosos para ver os modelos custom, e vocês?
Esperando outras variantes das demais fabricantes da placa de vídeo RX 480.
CurtirCurtir