[Solução] Pokémon GO carrega apenas o mapa na Claro, Traffic Shaping?

Update

A Claro promete solucionar o problema até hoje às 20h, caso não queira esperar pode tentar as soluções abaixo.

Original

Diversos usuários relataram a nossa redação que estão enfrentando dificuldades para jogar Pokémon GO em seus smartphones com os planos de 3G/4G da Claro no Brasil, inclusive alguns membros de nossa equipe (eu) enfrentaram o mesmo problema desde o dia 09/08, coincidentemente após a última atualização do game. Após o tempo de tolerância onde se acredita ser um problema temporário de rede os jogadores começaram a espalhar as reclamações por fóruns e redes sociais.

O problema relatado é quase sempre o mesmo, o jogo abre normalmente, é efetuado o login e em seguida apenas o mapa é carregado, os PokéStops, Ginásios e o Nearby não aparecem na tela, algo que só é solucionado ao se conectar a uma rede wifi. Outros não conseguem sequer acessar o jogo e recebem uma mensagem de indisponibilidade.

Mudar de 4G para 3G

Algumas soluções são apresentadas nos fóruns como alterar a rede 3G como preferencial ao invés da rede 4G de forma manual conforme orienta o Tecmundo com o passo a passo a seguir:

Android

O primeiro passo é ir nas configurações do aparelho e procurar por “Redes Móveis”, “Mais” ou “Cartões SIM”. O nome pode variar em cada fabricante de celular, mas a opção existe. Abaixo você confere algumas imagens que podem auxiliá-lo. Em seguida, procure pela opção de banda ou frequência e troque para “3G” ou “WCDMA/GSM” para que Pokémon GO volte a funcionar.

iPhones

Nos dispositivos iOS, o procedimento é quase o mesmo, mas a ordem e nomes dos elementos mudam. Vá em “Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Voz e Dados” e troque a rede “4G” para “3G”.

A solução obviamente reduz a velocidade de sua internet uma vez que a conexão 3G é mais lenta que a 4G, mas segundo o Tecmundo resolveu em todos os casos em que ela foi tentada, já a nossa experiência foi um pouco diferente e mesmo após a alteração o problema persistiu, o que pode (ou não) ter a ver com a falta de suporte a 4G na região, o que já colocaria o sistema automaticamente em 3G (rede mais rápida disponível).

Reconfigurar APN

Parece um nome complicado e algo difícil de fazer, mas na verdade é muito simples. Não tem nada a ver com VPN (Virtual Private Network) e apenas altera as opções de acesso a rede da Claro. Para reconfigurar acesse em seu smartphone a opção Configurações > Mais > Redes móveis > Nomes dos pontos de acesso > APNs. Em seguida adicione as seguintes opções:

DADOS

Nome = Claro Dados
APN = claro.com.br
Proxy = Não definido
Porta = Não definido
Usuário = claro
Senha = claro
Servidor = Não definido
MMSC = Não definido
Proxy de MMS = Não definido
Porta MMS = Não definido
MCC = 724
MNC = 05
Tipo autenticação = PAP
Tipo APN = default

MMS

Nome = Claro Foto
APN = mms.claro.com.br
Proxy = Não definido
Porta = Não definido
Usuário = claro
Senha = claro
Servidor = Não definido
MMSC = http://mms.claro.com.br
Proxy de MMS = 200.169.126.10
Porta MMS = 8799
MCC = 724
MNC = 05
Tipo autenticação = PAP
Tipo APN = mms

Confira o passo a passo para Android:

Para iPhone:

O site Tablets e Smartphones apresenta um passo a passo para usuário iOS que permite alterar a APN para qualquer operadora. Confira aqui.

Depois da configuração o jogo voltou a funcionar normalmente, o que inclui os problemas de conexão que as vezes ocorrem normalmente.

pokemon-go-solucao-rede-claro7.jpg

Nós aconselhamos a tentar as duas soluções que se mostraram ser as mais bem sucedidas até o momento.

Traffic Shaping?

Este é um termo utilizado para definir a prática de priorização do tráfego de dados, através do condicionamento do débito de redes, a fim de otimizar o uso da largura de banda disponível, que em belas palavras quer dizer que a Claro pode estar tentando condicionar a sua rede restringindo o uso de dados do aplicativo Pokémon GO para evitar uma sobrecarga em sua rede, algo que além de além de ser um tiro no pé é ilegal.

O fato que alterar seu acesso para a rede 3G da Claro ser uma solução pode ser um forte indicativo de que a operadora estaria bloqueando o acesso a rede 4G. O Marco Civil da Internet proíbe qualquer tipo de limitação ao acesso dos usuários, porém não existe uma maneira de comprovar tal prática, portanto é por hora apenas uma teoria.

A Claro ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso e assim que houver atualizações adicionaremos aqui. Se encontrarem outras soluções, compartilhem nos comentários.

Por: LockGamer / Info: Tecmundo

Anúncios

7 comentários sobre “[Solução] Pokémon GO carrega apenas o mapa na Claro, Traffic Shaping?

  1. É possível esse procedimento pro iphone?
    Procurei como redefinir em vários lugares, mas só encontro informações de que essa alteração é possível SE a operadora liberar essa opção, o que aparentemente não é o caso. Alguma outra solução??

    Curtir

  2. É possível esse procedimento pro iphone?
    Procurei como redefinir em vários lugares, mas só encontro informações de que essa alteração é possível SE a operadora liberar essa opção, o que aparentemente não é o caso. Alguma outra solução??
    E realmente a alteração da rede 4g/3g não funciona mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s