Detalhes dos CPUs AMD Zen de até 32 cores e 64 threads

No evento realizado em São Francisco a AMD resolveu que iria matar a curiosidade do público em relação a sua próxima geração de CPUs Zen, para isso ela colocou no palco a CEO da AMD Dr. Lisa Su e o CTO Mark Papermaster que falaram sobre a evolução frente aos processadores FX atuais, mostraram um Zen de 8 cores e 16 threads batendo um i7 de última geração Broadwell-E e deram detalhes sobre arquitetura, socket e muito mais.

Abandonando o conceito por trás dos processadores FX com arquitetura Pilledriver a AMD optou por algo mais próximo ao que é visto nos processadores Intel, o novos Zen vão contar com diferentes configurações, entre elas a que foi mostrada no palco com 8 cores e 16 threads que devem competir diretamente em performance com os i7 6000.

Além das versões para desktop foi demonstrado ainda um CPU Zen com 32 cores e 64 threads para servidores em uma placa mãe com dois CPUs rodando Windows Server, revelando que a fabricante tem maiores aspirações com a nova linha.

Novas informações

A AMD teve como foco três áreas chaves ao desenhar a arquitetura Zen:

  • Performance do motor x86 com branch prediction completamente novo, caches de micro-operações mais eficientes e uma janela de instruções muito mais abrangente;
  • Taxa de transferência, para manter esse motor de alto desempenho alimentado com informações e instruções de fora da memória por meio de pre-fetching e uma hierarquia de memória cache completamente nova com 8 MB de L3 cache; e finalmente,
  • Eficiência – performance e taxa de transferência sem aumentar a energia, ao usar o processo 14nm FinFET e uma gama de técnicas de design que economizam energia na arquitetura.

Demos

AMD zen fx processador cpu vs i7Durante o evento de apresentação foram mostrados:

Novo socket AM4

  • DDR4 Memory
  • PCIe Gen 3
  • USB 3.1 Gen2 10Gbps
  • NVMe
  • SATA Express

Disponibilidade

AMD-Zen-CPU-Architecture-1.jpgA AMD espera que o “Zen” “entregue o mais impressionante ganho geracional de performance na história da empresa”.  Os primeiros CPUs Zen devem chegar ao mercado e aos desktops no início de 2017, em seguida virão os Zen para servidores, redes e soluções de armazenamento em data center, chegando notebooks e desktops para consumidores, e além.

Ainda tem mais!

Na próxima semana a AMD participa do Hot Chips 28 onde irá apresentar mais detalhes da arquitetura Zen, fiquem ligados.

Por: LockGamer / Info: AMD

Anúncios

Um comentário sobre “Detalhes dos CPUs AMD Zen de até 32 cores e 64 threads

  1. Espero que saiam logo pois a Intel pode demorar de lançar a próxima arquitetura, o que deve deixar a briga entre os rivais muito interessante e financeiramente competitivo, promovendo uma queda nos preços dos processadores.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s