No evento realizado em São Francisco a AMD resolveu que iria matar a curiosidade do público em relação a sua próxima geração de CPUs Zen, para isso ela colocou no palco a CEO da AMD Dr. Lisa Su e o CTO Mark Papermaster que falaram sobre a evolução frente aos processadores FX atuais, mostraram um Zen de 8 cores e 16 threads batendo um i7 de última geração Broadwell-E e deram detalhes sobre arquitetura, socket e muito mais.
Abandonando o conceito por trás dos processadores FX com arquitetura Pilledriver a AMD optou por algo mais próximo ao que é visto nos processadores Intel, o novos Zen vão contar com diferentes configurações, entre elas a que foi mostrada no palco com 8 cores e 16 threads que devem competir diretamente em performance com os i7 6000.
Além das versões para desktop foi demonstrado ainda um CPU Zen com 32 cores e 64 threads para servidores em uma placa mãe com dois CPUs rodando Windows Server, revelando que a fabricante tem maiores aspirações com a nova linha.
Novas informações
A AMD teve como foco três áreas chaves ao desenhar a arquitetura Zen:
- Performance do motor x86 com branch prediction completamente novo, caches de micro-operações mais eficientes e uma janela de instruções muito mais abrangente;
- Taxa de transferência, para manter esse motor de alto desempenho alimentado com informações e instruções de fora da memória por meio de pre-fetching e uma hierarquia de memória cache completamente nova com 8 MB de L3 cache; e finalmente,
- Eficiência – performance e taxa de transferência sem aumentar a energia, ao usar o processo 14nm FinFET e uma gama de técnicas de design que economizam energia na arquitetura.
Demos
Durante o evento de apresentação foram mostrados:
- Primeira demonstração de performance “Zen”: “Summit Ridge” vs. Intel “Broadwell-E”
- Primeiro olhar da “Naples” – produto para servidores “Zen”-based 32 core, 64 thread
- “Summit Ridge”- rodando um Sistema de Games 4K
- Workstations impulsionadas por “Summit Ridge” & Radeon Pro Duo
- Oculus VR impulsionado por “Summit Ridge” e Radeon RX 480
Novo socket AM4
- DDR4 Memory
- PCIe Gen 3
- USB 3.1 Gen2 10Gbps
- NVMe
- SATA Express
Disponibilidade
A AMD espera que o “Zen” “entregue o mais impressionante ganho geracional de performance na história da empresa”. Os primeiros CPUs Zen devem chegar ao mercado e aos desktops no início de 2017, em seguida virão os Zen para servidores, redes e soluções de armazenamento em data center, chegando notebooks e desktops para consumidores, e além.
Ainda tem mais!
Na próxima semana a AMD participa do Hot Chips 28 onde irá apresentar mais detalhes da arquitetura Zen, fiquem ligados.
Por: LockGamer / Info: AMD
Espero que saiam logo pois a Intel pode demorar de lançar a próxima arquitetura, o que deve deixar a briga entre os rivais muito interessante e financeiramente competitivo, promovendo uma queda nos preços dos processadores.
CurtirCurtir