Enquanto você ainda está com sua placa mãe PCI-Express 2.0 a indústria já está mudando para o padrão 4.0 e com o 5.0 em mente para um futuro próximo. Os responsáveis pelo desenvolvimento do padrão PCI-Express, o PCI-SIG, anunciou que a próxima geração chega em 2017 com o dobro da taxa de dados indo dos atuais 8 GT/s para 16 GT/s, mas que isso significa afinal?
Diferente do que os números possam deixar a entender, isso não quer dizer que sua placa de vídeo será duas vezes mais rápida com PCI 4.0 quanto é com o PCI 3.0, na verdade o ganho será quase imperceptível em performance, assim como ocorreu em gerações anteriores onde o ganho fica entre 1% a 2%.
O benefício mais evidente será a possibilidade de aposentar de vez as pontes SLI utilizadas hoje para a combinação de uma ou mais placas de vídeo Nvidia já que a largura de banda do slot seria suficiente para a comunicação entre as placas sem a necessidade do amado e odiado auxílio da ponte.
Será que veremos o novo padrão nas motherboards AM4?
Por: LockGamer / Info: Videocardz
Acredito que as mobos AM4 não virão com a versão PCIe 4.0 porque o controlador do barramento virá integrado ao processador de “ark Zen”, no qual a AMD declarou que será oficialmente o 3.0, que só eram suportados até então por chipsets de terceiros, salvos algumas APUs.
De qualquer forma, uma mobo pode possuir um “chipset de terceiro” para permitir o PCIe 4.0 em mobos da AMD. Ao que me parece, a Intel implementará suporte ao PCIe 4.0 (que não é novidade) em seus novos CPUs, sendo talvez pioneira frente a AMD.
CurtirCurtir