Memória HBM3 pode permitir placas de vídeo com 64GB

A segunda geração das memórias HBM que estrearam nas placas AMD Radeon Fury X, Fury Nano e Fury com GPUs Fiji ainda não deram as caras, chegaram a ser especuladas para as placas Nvidia Pascal GTX 1000 mas a Nvidia optou pelas GDDR5X e só deve utilizar as memórias HBM2 nas GPUs da próxima geração, a AMD por sua vez ainda não revelou as GPUs Vega que devem chegar entre o final de 2016 e início de 2017 com memórias HBM2, mas a Hynix já está pensando um passo a frente.

memória-HBM2-GPU-placa-de-videoSegundo a fabricante, a terceira geração de memórias seria capaz de entregar até 64GB de memória. Enquanto as Fury são limitadas a 4GB, a segunda geração vai possibilitar placas de vídeo com até 32GB de memória HBM2, as HBM3 dobrariam o limite de memória por dispositivo e a largura de banda para até 512 GB/s por pilha, uma GPU com HBM3 poderia chegar a uma largura de banda de 2TB/s (!!!).

memória-HBM3-GPU-placa-de-video

Claro que HBM3 traz outros benefícios como uma eficiência energética superior e um custo mais acessível, tornando a tecnologia mais atraente para mercados além das placas de vídeo como TVs, consoles, HPC, etc. Mas a palavra chave para tornar a HBM popular parece ser “custo”.

Por: LockGamer / Info: TechPowerUp

Anúncios

Um comentário sobre “Memória HBM3 pode permitir placas de vídeo com 64GB

  1. Empilhar memórias em um die limitado é genial por permitir PCBs mais curtos e um sistema de dissipação simplificado e mais integrado, porém, ainda assim, isto me deixam alguns questionamentos: se muitas memórias empilhadas não prejudicaria na altura entre ela e o chip, necessitando de dissipadores adaptados ou se a comunicação não seria prejudicada com tantas memórias empilhadas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s