Um sério problema que causa a queima e danos permanentes foi descoberto recentemente nas GTX 1080 e 1070 da marca EVGA. O fato tomou mais relevância após relatos de placas de vídeo EVGA GTX 1080 ACX e GTX 1070 ACX literalmente pegarem fogo na semana passada.
Centenas de proprietários de GPUs GTX 1080 e GTX 1070 iniciaram uma discussão no fórum da EVGA, e da Nvidia, para descrever o choque quando viram suas placas gráficas em chamas. Um dos usuários relatou que seu computador de repente desligou e uma chama estava saindo de sua placa gráfica. Outro usuário também relatou ter visto faíscas saindo da placa e logo após a tela de repente se apagou durante uma gameplay seguida de fumaça e mau cheiro saindo da sua máquina.
Toda a produção da EVGA GTX 1080 e GTX 1070 ACX foi Afetada
Investigações em diversos pontos de venda de hardware para tentar identificar o culpado por trás de tudo apontaram que o problema se origina a partir dos módulos de regulação de tensão (VRMs) que aquecem levando a falha de componentes e MOSFETs. O problema afeta toda a linha Nvidia GeForce GTX 1080 e GTX 1070 ACX, que carecem de resfriamento direto nos VRMs nas placas da EVGA. o problema inclui as placas GTX 1080 e 1070 modelos ACX, SC, FTW & FTW DT, mais resumidamente todos os modelos com duas ventoinhas, exceto o CLASSIFIED.
Antes da descoberta, donos de placas EVGA GTX 1080 e GTX 1070 estavam constantemente reclamando sobre falhas de componentes, problemas de instabilidade e telas pretas. Todos os quais têm agora sido associada à mesma questão do superaquecimento nos VRMs.
Indo á fundo na questão
Os reguladores de tensão dos circuitos da EVGA não parecem ser os culpados pelo problema. O projeto foi feiro para suportar temperaturas de até 125°C e entregar até 200 amperes de corrente. Considerando que a GTX 1080 requer 180A, o projeto tem uma boa folga para Overclock.
Infelizmente, um bom design dos VRMs não é o sificiente sem uma solução de refrigeração para dissipar todo o calor gerado, e a EVGA ignorou completamente essa questão. Os VRMs não têm dissipadores de calor individuais e não são de forma alguma relacionados com o dissipador de calor da GPU, como é muitas vezes feito para esfriar os VRMs. O ar quente fica preso e aquece lentamente o circuito, que acaba por superaquecer-se, eventualmente, alcançando temperaturas extremas e causando falhas inesperadas.
Testes realizados pelo Tom’s Hardware revelaram que os VRMs podem alcançar temperaturas tão elevadas a ponto de ultrapassar 114°c em poucos minutos em uma bancada aberta em temperatura ambiente de 22°c durante o benchmark Furmark. Em um cenário onde a placa de vídeo é instalado em um sistema fechado com overclock e temperatura ambiente maior, é muito fácil ultrapassar o limite térmico de 125°c levando ao resultado catastrófico que estamos vendo.
O que fazer se você tem uma Nvidia GeForce GTX 1080 ou GTX 1070 da EVGA?
Felizmente a EVGA reconheceu o problema e já implementou alterações para a linha de produção, ou seja, todas as suas futuras placas gráficas contarão com dissipação nos VRMs. A empresa admitiu que a falta de refrigeração na VRAM e nos VRMs foi um descuido e prometeu honrar a garantia.
A fabricante também está oferecendo atualmente aos donos de placas GTX 1080 e GTX 1070, um kit de dissipação para os VRMs que você pode obter aqui. Alternativamente, os usuários têm a opção de retornar suas placas gráficas diretamente para EVGA em troca de uma já modificada.
Se você está planejando comprar uma GTX 1080 ou GTX 1070 da EVGA a recomendação por enquanto é adiar a compra até que novas unidades com a modificação cheguem ao mercado. Outra recomendação é que todos os donos de placas EVGA GTX 1080 e GTX 1070 optem pela troca o mais breve possível para evitar qualquer dano ao hardware.
Por: Lock Gamer | Info: WCCFTECH
Ainda bem que tem garantia.
CurtirCurtir
Maior fantasia esse gráfico do datasheet sobre temperatura máxima.
Será possível que os próprios fabricantes dos componentes estão com pilantragem?
CurtirCurtir
Ja tem uns 3 meses do ocorrido, será que ja é seguro comprar um gtx ftw sc, ou é melhor ir de MSI GEFORCE GTX 1070 GAMING X ?
CurtirCurtir