GTX 1080 e 1070 da EVGA estão “Pegando Fogo”

Um sério problema que causa a queima e danos permanentes foi descoberto recentemente nas GTX 1080 e 1070 da marca EVGA. O fato tomou mais relevância após relatos de placas de vídeo EVGA GTX 1080 ACX e GTX 1070 ACX literalmente pegarem fogo na semana passada.

nvidia-geforce-gtx-1070-evga-ftw-vrms-catching-fire

Centenas de proprietários de GPUs GTX 1080 e GTX 1070 iniciaram uma discussão no fórum da EVGA, e da Nvidia, para descrever o choque quando viram suas placas gráficas em chamas. Um dos usuários relatou que seu computador de repente desligou e uma chama estava saindo de sua placa gráfica. Outro usuário também relatou ter visto faíscas saindo da placa e logo após a tela de repente se apagou  durante uma gameplay seguida de fumaça e mau cheiro saindo da sua máquina.

Toda a produção da EVGA  GTX 1080 e GTX 1070 ACX   foi Afetada

Investigações em diversos pontos de venda de hardware para tentar identificar o culpado por trás de tudo apontaram que o problema se origina a partir dos módulos de regulação de tensão (VRMs) que aquecem levando a falha de componentes e MOSFETs. O problema afeta toda a linha Nvidia GeForce GTX 1080 e GTX 1070  ACX, que carecem de resfriamento direto nos VRMs nas placas da EVGA. o problema inclui as placas GTX 1080 e 1070 modelos ACX, SC, FTW & FTW DT, mais resumidamente todos os modelos com duas ventoinhas, exceto o CLASSIFIED.

Antes da descoberta, donos de placas EVGA GTX 1080 e GTX 1070 estavam constantemente reclamando sobre falhas de componentes, problemas de instabilidade e telas pretas. Todos os quais têm agora sido associada à mesma questão do superaquecimento nos VRMs.

Indo á fundo na questão

Os reguladores de tensão dos circuitos da EVGA não parecem ser os culpados pelo problema. O projeto foi feiro para suportar temperaturas de até 125°C e entregar até 200 amperes de corrente. Considerando que  a GTX 1080 requer 180A, o projeto tem  uma boa folga para Overclock.

Infelizmente, um bom design dos VRMs não é o sificiente sem uma solução de refrigeração para dissipar todo o calor gerado, e a EVGA ignorou completamente essa questão. Os VRMs não têm dissipadores de calor individuais e não são de forma alguma relacionados com o dissipador de calor da GPU, como é muitas vezes feito para esfriar os VRMs. O ar quente fica preso e aquece lentamente o circuito, que acaba por superaquecer-se, eventualmente, alcançando temperaturas extremas e causando falhas inesperadas.

powerstage-flatline

Testes realizados pelo Tom’s Hardware revelaram que os VRMs podem alcançar temperaturas tão elevadas a ponto de ultrapassar 114°c em poucos minutos em uma bancada aberta em temperatura ambiente de 22°c durante o benchmark Furmark. Em um cenário onde a placa de vídeo é instalado em um sistema fechado com overclock  e temperatura ambiente maior, é muito fácil ultrapassar o limite térmico de 125°c levando ao resultado catastrófico que estamos vendo.

O que fazer se você tem uma Nvidia GeForce GTX 1080 ou GTX 1070 da EVGA?

Felizmente a EVGA reconheceu o problema e já implementou alterações para a linha de produção, ou seja, todas as suas futuras placas gráficas contarão com dissipação nos VRMs. A empresa admitiu que a falta de refrigeração na VRAM e nos VRMs foi um descuido e prometeu honrar a garantia.

placa_evga_gtx-1070_08g-p4-6173-kr_xl_0

A fabricante também está oferecendo atualmente aos donos de placas GTX 1080 e GTX 1070, um kit de dissipação para os  VRMs que você pode obter aqui. Alternativamente, os usuários têm a opção de retornar suas placas gráficas diretamente para EVGA em troca de uma já modificada.

Se você está planejando comprar uma GTX 1080 ou GTX 1070 da EVGA a recomendação por enquanto é adiar a compra até que novas unidades com a modificação cheguem ao mercado. Outra recomendação é que todos os donos de placas EVGA GTX 1080 e GTX 1070 optem pela troca o mais breve possível para evitar qualquer dano ao hardware.

Por: Lock Gamer | Info: WCCFTECH 

Anúncios

2 comentários sobre “GTX 1080 e 1070 da EVGA estão “Pegando Fogo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s