Coolers AMD AM3+ para FX são compatíveis com AM4 para Ryzen?

A AMD promete uma verdadeira revolução com seus processadores Ryzen mas de uma forma diferente da que realizou com os FX, ela vai focar em desempenho e eficiência apostando em receitas conhecidas do mercado acrescidas de inovações, entre elas o novo socket AM4 que traz junto uma série de tecnologias as motherboards, porém uma dúvida continua sem uma resposta definitiva. Coolers para AMD FX AM3+ e APUs FM2+ serão compatíveis com placas-mãe AM4?

msi-x370-xpower-gaming-titanium-motherboard_1-641x1140

Até o momento a AMD não tratou de forma clara sobre o assunto, porém algumas pistas nos ajudam a responder essa dúvida. Durante a CES 2017 as fabricantes mostraram suas versões de placas-mãe AM4 que possuem muitas diferenças com as atuais AM3+, nomeadamente nas tecnologias que suporta mas também na aparência que lembra muito mais as modernas Z270 da Intel. Porém, uma característica ainda se mantém muito familiar, o socket.

A primeira vista o socket AM4 e o AM3+ se assemelham, porém possuem diferenças como o aumento de pinos na nova geração, aumentando também a área do chip, o reflexo direto é na “base” onde o CPU cooler é encaixado. A boa notícias é que, segundo fontes, os air coolers compatíveis com AM2, AM2+, AM3, AM3+, FM1, FM2 e FM2+ serão também compatíveis com os Ryzen, a má notícia é que nem todos eles.

 MSI-coolers-for-AMD-AM4.jpg

Os coolers que são fixados na base original, a mesma utilizada pelos air coolers fornecidos pela AMD, terão compatibilidade total com os processadores AM4. Infelizmente aqueles que utilizam a furação dos parafusos de fixação do bracket na placa mãe precisarão de adaptações, algo que já está sendo prometido por algumas fabricantes como Cooler Master, Thermaltake e a Noctua, esta último mostrando uma versão compatível com o socket.

Noctua-AM4-cpu-cooler-adaptador.jpg

A Noctua irá oferecer um kit para upgrade a venda nas lojas ou gratuitamente para quem preencher um formulário em seu site enviando comprovante de compra de um CPU ou placa-mãe AM4. Apesar da pequena burocracia, a possibilidade é muito bem vinda para quem pretende fazer um upgrade saindo de seu FX ou sua APU, afinal no Brasil os air coolers e water coolers de qualidade não são lá muito baratos.

É importante pesquisar antes do upgrade, se o seu cooler não utiliza os brackets que já acompanham a placa mãe das gerações atuais você terá que pesquisar se o fabricante oferece opções de upgrade, caso contrário terá que se contentar com o cooler box oferecido pela AMD (caso acompanhe o produto).

Por: Lock Gamer / Info: PC Perspective, Adrenaline e Noctua

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s