Ryzen six-core é agora “possível” segundo novos rumores

Mostramos aqui os rumores levantados no início da semana que apontavam para uma impossibilidade da “divisão” dos núcleos em múltiplos de 4, o que impossibilitaria uma versão six-core para a linha Ryzen de processadores AMD. Agora novas informações provenientes de fontes mais confiáveis afirmam que não haverá limitação para a construção de processadores com essa configuração.

Segundo o tweet do CanardPC o CCX da AMD é de fato divisível possibilitando desabilitar cada núcleo de CPU separadamente (juntamente com seu cache L2 dedicado) sem afetar o cache total L3 compartilhado, possibilitando configurações como a de 3 núcleos e 6 threads.

amd-ryzen-6c-01022017

A informação bate com o que o IO-Tech divulgou em relação ao assunto:

We have confirmed from our sources that AMD’s upcoming Ryzen processor can be technically configured as 6-core model. It is possible to disable each CPU core separately together with dedicated L2 cache from CCX without affecting shared L3 cache. Possible L3 cache configurations are 1/1 (8 MB), 1/2 (4 MB) or completely disabled. Basic rule is that both CCXs should have similar CPU core and L3 configuration for example both should have 3 cores and full 8 MB L3 cache enabled (6C & 16 MB L3).

Uma resposta a matéria publicada pelo Adrenaline não confirma de fato os processadores six-core mas certamente desmente as especulações anteriores. A reação de Alfredo Heiss, especialista da AMD no Brasil, aponta para o mesmo sentido das novas informações.

Ryzen-six-core-amd-brasil.jpg

Fontes do site Videocardz revelam ainda que uma das variações em produção seria o Ryzen 3C 6T:

Amostra de engenharia Clock detectado Núcleos Processadores lógicos
AMD Ryzen: ZD3301BBM6IF4_37/33_Y 3 293 MHz 6 12
AMD Ryzen: ZD3406BAM88F4_38/34_Y 3 393 MHz 8 16
AMD Ryzen: ZD3601BAM88F4_40/36_Y 3 640 MHz 8 16

Os números no final do código da amostra de engenharia revelam os clocks com 3.3 GHz base e 3.7 GHz máximo para o de 6 núcloes, 3.4 GHz base e 3.8 GHz máximo para o de 8 núcleos e 3.6 GHz base e 4.0 GHz máximo para o segundo modelos de 8 núcleos.

Sem confirmações oficiais, tudo o que restam são mesmo especulações. Até o momento a AMD confirma apenas a chegada da linha Ryzen em março, as especificações mais detalhadas devem ser conhecidas apenas em data mais próxima do lançamento.

Por: LockGamer / Info: Techpowerup, I-O Tech, Videocardz e Twitter

Anúncios

Um comentário sobre “Ryzen six-core é agora “possível” segundo novos rumores

  1. A velha tática da “gambiarra programada” desativando núcleos e suas ligações com o sistema principal. De forma mais genérica, se um processador octacore possuir núcleos defeituosos, caso isto ocorra, e este número não exceder seis, a AMD modela como six core. Esta é uma tática maravilhosa de economia sem perdas, pois assim, praticamente toda a produção será aproveitada no mercado, mesmo que com uns e outros recursos desabilitados. O processador funciona como qualquer outro, apenas com cores a menos.
    Adoro a forma como a tecnologia trabalha, com baixas perdas e altas vendagens. Quem ganha somos nós, os consumidores, pois sempre teremos opções para compras por preços compatíveis com nossos orçamentos.
    Espero que a AMD lance os six core rapidamente e que seu desempenho seja maravilhoso :D

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s