[Review]: Roteador D-Link DIR-822

Recebemos “DIR-822” da D-Link, um modelo intermediário que já traz a tecnologia AC com 1200mbps, pronto para ipv6, atuando nas frequências de 2.4GHz e 5GHz e portas LAN 100/Mbps. Vamos analisa a parte funcional para um usuário doméstico sem muito conhecimento no assunto e suas funções básicas para descobrir se ele é uma boa escolha para usuários domésticos

Design

Acabamento mesclado na parte superior na parte da frente onde estão os leds indicadores em “black piano” que é bonito mas suja só de olhar (nada que uma flanelinha não resolva). Na outra parte é um conjunto listrado em fosco que deveria ter sido adotado em todo o aparelho.

Seu tamanho é um pouco maior do que roteadores mais simples, apesar de leve esse roteador não “empinou” ao conectar os cabos, como aconteceu nos outros testados.

As entradas de ar na parte superior vão além do design, ajudam dissipação do calor e arrefecimento. Trabalhando 24 horas por dia por quase um mês em ambiente controlado a 21º C não houve problemas com aquecimento.

dir-822_design.jpg

Na parte inferior existem dois furos para fixar na parede em forma de “I” que permite fixar até de ponta cabeça. O direcionamento das antenas traseira é pouco limitado, o que é compensado pelas antenas laterais que tem mais mobilidade.

dir-822_portas e botoes.jpg

Atrás as portas LAN são pretas e a WAN em amarelo, possui botão para RESET/WPS, na parte de baixo. A falta de pés de borracha o torna “escorregadio”, qualquer toque e ele se movimenta, desliza pela mesa.

Instalação

O processo é simples. O roteador já vem com uma senha pré-definida em ambas as redes wi-fi. Existe ainda uma etiqueta identificando as senhas para fazer sua primeira configuração através do endereço pela página web.

A configuração em em três passos que já se tornou padrão (dependendo do seu serviço de internet já estará tudo pronto para navegar), é muito fácil e rápido, um ponto forte para quem tem dúvidas e medo ainda de enfrentar a tecnologia, esse roteador é seu amigo, faz todo o trabalho para você. Para Fibra ótica foi só conectar o cabo na porta WAN e já saímos navegando.

As funções avançadas estão disponíveis também, mas são bem limitadas, não possui muitas opções de controle. Porém, o básico com tudo o que você precisa para navegar com qualidade e segurança está presente.

Interface

Bem, simples e funcional, nada de telas com bilhões de informações, um tela limpa e objetiva, que não vai assustar nenhum usuário inexperiente. Os menus e descrições estão todos em português, a atualização do FIRMWARE ocorre de forma simples e automática, sem dores de cabeça e sem gerar receio do usuário no processo, nada de baixar arquivos .rar (zip) e correr o risco de perder seu roteador por erro de FIRMWARE. É um recurso interessante para usuários com pouco conhecimento em um processo importante para manter tudo atualizado e seguro.

Testes

O roteador possui apenas alguns recursos básicos, que um usuário comum (residencial) precisa, se busca uma solução mais profissional, você vai precisar buscar modelos superiores na linha.

QoS – Organize sua rede e defina quem tem mais prioridade a banda no seu roteador. Por exemplo, quando você vai jogar online e em outro PC alguém está no streaming com YouTube, Netflix, Twitch, seu ping vai disparar. O recurso QoS evita esse inconveniente no momento da jogatina definindo as prioridades para cada dispositivo.

recursos dir 822 Qos firewall.jpg

Firewall – Um pouco confuso editar as regras ipv6 ou ipv4. Possui poucos recursos disponíveis e apesar de ser uma tarefa bem simples não é possível bloqueio de palavras chaves para pesquisas na internet, apenas limitar o horário de uso de um determinado PC/usuário.

Antenas – As quatro antenas de 5dbi não são destacáveis, mas são direcionáveis com um ótimo alcance MESMO, ponto para a D-Link.

Alcance – Nos nossos testes o DIR-822 se saiu melhor que os modelos testados anteriormente, chegando um alcance máximo de 35 metros em uma área aberta sem paredes. Testamos no mesmo local e posicionamento em uma sala com ambiente controlado (temperatura). O roteador foi posicionado no segundo andar, no andar de baixo o alcance começou a perder força o que já é esperado.

O melhor resultado foi a longo alcance, conforme a distância aumenta normalmente o sinal vai diminuindo, mas com apenas uma “risco” no Android obtivemos o melhor resultado com um S6 Edge+ utilizando e a rede 2.4 GHz.

A rede 5 GHz teve um desempenho próximo ao alcance máximo da rede de 2.4 GHz, mesmo com a barra de sinal quase desaparecendo, a navegação foi normal, apenas um pouco abaixo na velocidade real com navegação (internet) e streaming de vídeo (Netflix, YouTube) funcionando perfeitamente.

A troca de arquivos entre dispositivos dentro da mesma rede conectados ao roteador aconteceu de forma estável e sem apresentar falhas.

Frequências – O roteador trabalha por padrão na tecnologia “N” a no máximo 300 Mbps na sua banda de 2.4 Ghz. O novo padrão “AC” trabalha na frequência de 5 Ghz e opera no máximo a até 867 Mbps, muito rápido mesmo.

Lembramos que as velocidades das redes dependem da intensidade do sinal, as transferências de dados via wi-fi serão bem rápidas, desde que todos dispositivos aceitem o padrão AC.

Rede para convidados (até duas redes) – Se você recebe muitas visitas em sua casa que pedem acesso a sua rede wi-fi está é uma função particularmente atraente para quem joga online. É possível configurar sua rede GUEST (convidado) para seus parentes, familiares e vizinhos, nesse modelo não encontramos o controle de banda que esses dispositivos conectados a rede guest iram utilizar, talvez sendo necessário utilizar o QoS.

rede convidados dir 822.jpg

Nos dois meses de teste não tivemos nenhum tipo problemas com a única ocorrência digna de nota na hora de configurar a rede para convidados que quando era ativada e configurada simplesmente não tinha suas configurações salvas, reiniciava e voltava com as redes inativas. Após a atualização do firmware o problema foi resolvido.

Reset – Um detalhe importante e pouco observado pelos usuários é o tempo de ligar/reiniciar do roteador, o que é algo bastante incômodo no processo de configuração e neste roteador pode levar mais de um minuto para todo seu processo.

Desempenho banda larga

Nos nossos testes usamos dessa vez apenas FIBRA 40MB, foi possível obter a velocidade máxima sem qualquer falha ou prejuízo no desempenho durante o download e upload de arquivos, extraindo toda a banda disponível. Na troca de arquivos conseguimos uma taxa normal de transferência como em todos os outros, cabo via wi-fi a troca de arquivos foi um pouco lenta, alcançando um máximo de 1,5mb/s.

recursos dir 822.jpg

Especificações:

  • Alcance: até 200m²
  • Entrada: 110 a 240 V AC, 50/60 Hz
  • Antena – 5dBi
  • Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz e 5 GHz
  • Garantia: 5 Anos
  • Interfaces de Rede: 1x WAN Fast-Ethernet 10/100Mbps, 4x LAN Fast-Ethernet 10/100Mbps
  • Padrões Wi-Fi: 802.11a, 802.11ac, 802.11b, 802.11g, 802.11n
  • Principais Recursos: IPv6, QoS, Rede de Convidados, Recursos Avançados, Suporte a DMZ, Segurança, Acesso protegido Wi-Fi (WPA/WPA2), WPS.

Equipamentos utilizados:
Notebook ASUS
Galaxy S6 Edge+
Galaxy Tab A
ASUS Zenfone 2
Notebook Dell Inspiron
MOTO G3
Ipad mini

Pontos Positivos

  • Configuração fácil
  • Atende todos requisitos básicos de usuários domésticos
  • Ótimo alcance
  • Rede para convidados
  • Padrão AC
  • Garantia de 5 anos

Pontos negativos

  • Preço
  • Antenas não destacáveis
  • Demora para Inicialização (00:01:12)
  • Não é gigabit

Vale a pena comprar?

Um roteador da nova tecnologia AC com dual band e uma boa qualidade de sinal, quatro antenas, suporta até 1200 Mbps 2.4 Ghz (300 Mbps) e 5 Ghz (867 Mbps). Seus pontos fracos são a inicialização lenta e sua rede de convidados não sem limite de banda. Infelizmente o roteador também não conta com portas gigabite.

Em contrapartida o roteador é muito estável sem quedas de velocidade, travamentos ou desligamentos, teve o melhor desempenho em alcance e qualidade de sinal já testado por nós até a data deste review e traz ainda 5 anos de garantia. Se você já possui um roteador com tecnologia AC com os mesmos padrões, não fará muita diferença, mas se você ainda está com aquele seu velho roteador básico e defasado, fica aqui uma ótima opção.

review_d-link_roteador_dir822_compensa_brasil_pt-br-certificacao

Qualificação ouro

Selo de Qualidade_GOLD

Recomendado

Selo de Qualidade

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s