[Review] HD SEAGATE Barracuda 2TB 7200RPM

Uma peça tão importante do nosso dia a dia de qualquer tipo de usuário, como não podemos não mencionar nossos HDs. O coração de nossa querida caixa que guarda milhares de coisas desde jogos, musicas, videos (sem o X) e fotos entre outras. Foi a vez da SEAGATE com o HD de 2TB Barracuda 7200RPM, 64MB Cache, SATA 6GB/s, o modelo “ST2000DM006”, confira como esse HD se saiu nos nossos testes.

Hoje os HD de 1TB já se tornou padrão na maioria dos casos, custando na faixa de R$ 380 a R$ 450 em média (data do review). O disco rígido utiliza a interface SATA 600 (6GB/s) e possui cache de 64MB. De acordo com a Seagate, deve ter uma taxa de transferência média de 156 MB/s, e um tempo de acesso médio de 8,5 ms. Essas são boas estatísticas para uma unidade de 3,5 polegadas 7200RPM.

A linha Barracuda

Em meados de 2012, a Seagate lançou uma nova série de HD de 3,5 polegadas, chamado Barracuda, que está até hoje em sua linha com bandejas (discos) de 1 TB, o que foi um novo marco para época de seu lançamento. A alta densidade de dados tem duas vantagens, mais MB por centímetro quadrado sempre resulta em melhor desempenho, e menos bandejas significa preços mais baixos.

Resultado de imagem para HD SEAGATE Barracuda 2TB inside

Com altas capacidades para desktops e computadores móveis, a linha Barracuda possui drives disponíveis até 10 TB com velocidades de rotação de 7200RPM, é voltada ao público que pretende apenas armazenas seus arquivos pessoais como fotos ou vídeos até o público gamer.

Tecnologia de cache multi-nível

Todos os discos rígidos da família Barracuda estão equipados com tecnologia de cache multi-nível (MTC) prometendo acesso aplicativos e arquivos de forma rápida aplicando camadas inteligentes de tecnologias NAND Flash, DRAM e cache de mídia, melhorando o desempenho de leitura e gravação ao otimizar o fluxo de dados.

Durabilidade

A marca enviou 2,4 bilhões de unidades ao longo de 20 anos, 17% a mais do que qualquer outro fabricante. O Barracuda controla até mesmo a tecnologia de unidade autocriadora (SED) para evitar falhas de dados. Certos modelos também oferecem segurança de dados baseada em hardware Seagate Secure * com o Instant Secure Erase para uma fácil remoção da unidade.

Características:

  • Atualização de armazenamento econômico para computadores portáteis ou de mesa;
  • Armazene todos os seus jogos, música, filmes e mais com até 4 TB de armazenamento;
  • A interface SATA 6GB/s otimiza o desempenho do estouro;
  • Modelos seguros da Seagate para segurança de dados baseada em hardware;
  • Instant Secure Erase permite uma aposentadoria de viagem segura e fácil;
  • Proteja dados com modelos de auto-encriptação de unidades (SED).

Nem tudo é sobre velocidade

Com tudo evoluindo numa velocidade incrível, o tamanho padrão dos arquivos também seguem a corrente, sempre mudando para obter uma melhor qualidade, resultando em arquivos gigantes. Se a poucos anos os jogos tinham um tamanho médio de 3-4GB, hoje encontramos títulos que ultrapassam os 100GB.

Dependendo da quantidade de jogos que você possui, o espaço em gigas será insuficiente deixando até mesmo pouco espaço para outros arquivos. É ai que os HDs mecânicos entram em ação. Ainda que não possuam as vantagens dos SSDs eles oferecem espaço de armazenamento a um preço muito mais acessível.

Temperatura média de operação

Podendo operar na faixa de temperatura entre -40°C a 70°C com operação media de 60°C dependendo do local de funcionamento,  (geralmente fica em torno de 35-40°C) não notamos temperaturas superiores ao especificado pelo fabricante em monitoramentos utilizando durante os testes.

Testes (AIDA64/SPyce/Hwinfo)

Durabilidade

Parte energética funciona no uso moderado com 8W quando ocioso 5,4w, quando modo suspensão/espera cerca de 0,75w. Sua carga máxima de trabalho está na casa dos 55 TB/ANO é muita coisa mesmo.

Compatibilidade

Mesmo compatível com Sata anteriores o HD será limitado na velocidade. As especificações revelam que a velocidade máxima atingida e sustentável é de 210MB/s como mostrado em nossos testes. Variações podem ocorrer dependendo da tarefa aplicada, para um melhor desempenho e funcionamento é recomendado utilizar um porta SATA 3 (6Gb/s) com um cabo de melhor qualidade.

Setup

  • Intel Core i7 4790K
  • Gigabyte Z97MX gaming 5
  • 16 GB Corsair Vengence DDR3 1600 MHz
  • 1TB WD Blue SSD
  • 2TB seagate barracuda HDD
  • Corsair RX850i

Programas utilizados:

ANVIL’S STORAGE UTILITIES

A ASU é flexível, portanto podemos configurar seus parâmetros de benchmark. Neste teste, especificamente, estamos criando um tamanho de arquivo de teste de 1 GiB, que pode ser re-lido várias vezes. A ASU ignora o cache do sistema de arquivos dentro do sistema operacional. Como conseqüência, a variação na velocidade pode ser diretamente atribuível ao cache NAND.

Anvils

Este programa testa a Leitura e Escrita de dados, tipos de estruturas ou tipos de arquivos diferentes, nele é coletado tempo de resposta, a quantidade de MB lido, IOPS (é uma abreviação para Input/Output per Second, ou operações de entrada e saída por segundo) e finalmente a velocidade máxima na leitura, nos teste de leitura são 6 testes e escrita são apenas 4 testes com os mesmos parâmetros, no final leitura e escrita ganham uma pontuação depois a soma de ambos gera sua pontuação final de performance do dispositivo

ATTO DISK BENCHAMRK

ATTO Disk Benchmark é talvez um dos mais antigos benchmarks e é definitivamente o principal para especificações de desempenho do fabricante. ATTO utiliza dados RAW (ou compressíveis) e os fabricantes preferem testar em dados compressíveis, uma vez que estes obtêm os melhores resultados de desempenho, embora nem sempre sejam demasiado realistas.

ATTo

O Programa também testa as velocidades de escrita/leitura em 21 estruturas de arquivos diferentes, sempre registrando a velocidade máxima obtida. A maioria das empresas optam por resultados desse aplicativo, em alguns modelos vem até na caixa estampado que as velocidade foram baseadas nele.

CRYSTALDISKMARK

O CrystalDiskMark mede operações de leitura e gravação sequencial e aleatórias (com 4KB, dados de 512KB) para avaliar o desempenho. Nele é configurado a quantidade de teste que será repetido e ao lado o tamanho do arquivo que será gerado nos testes, nesses testes a maior velocidade obtida será considerada, em 4 tipos de estruturas de arquivos diferentes.

Crystal

A exibição do aplicativo é muito intuitiva, Simples e rápido, Você não precisa saber como funcionam os HDDs/SSDs para interpretar os resultados

ROADKIL’S DISK SPEED

Roadkill

Esse teste um pouco diferente, um programa mais antigo e descontinuado, ele abrange 12 tipos de estruturas de arquivos, mas ele é capaz somente de fazer leitura. Nele é registrado o tempo de acesso no disco em milisegundos (ms), velocidade máxima obtida na leitura, velocidade de cache de disco usada e uma pontuação, com muitos dígitos.

AS SSD BENCHMARK

AS SSD

SSD Benchmark usa dados incompressíveis no teste de SSDs, fornecendo essencialmente resultados que seriam consistentes com o uso da carga de trabalho mais pesada, portanto, velocidades mais baixas são esperadas.

Seq-test verifica quanto tempo leva para ler um arquivo de 1 GB e também quanto tempo para gravá-lo novamente. Um teste de 4K verifica a velocidade de leitura e escrita de blocos de dados 4K apenas. O texto 4k-64 lê e grava 4K de dados em 64 threads para ver como o desempenho multi-threaded melhorou o desempenho da unidade SSD.

HD TUNE PRO

HD Tune

Oferece uma versão mais completa de dados sobre seu disco. A interface tem muitos componentes e informações. Realiza testes com três estruturas de arquivos de leitura e escrita, IOPS, uso da CPU, tempo de acesso ao disco (ms) e BrustRate (a taxa de burst é a velocidade mais alta) em megabytes por segundo na qual os dados podem ser transferidos da interface do drive (IDE ou SCSI, por exemplo) para o sistema operacional.

RESULTADOS (RESUMO)

HD vazio

Programa Leitura Escrita
Anvil’s Storage Utilities 203.50 Mbs 99.60 Mbs
ATTO Disk Benchamrk 228.65 Mbs 211.78 Mbs
CrystalDiskMark 223.20 Mbs 214.90 Mbs
Roadkil’s Disk Speed 217.04 Mbs —————
HD Tune 208.84 Mbs 214.14 Mbs
Média Geral 216.24 Mbs 185.10 Mbs

Velocidade média dos testes (soma de todos os testes /5)

Velocidade máxima de Leitura atingida nos testes foi :

ATTO Disk Benchamrk 228.65 Mbs 211.78 Mbs

Velocidade máxima de Escrita atingida nos testes foi :

CrystalDiskMark 223.20 Mbs 214.90 Mbs

HD 50% de Uso

Programa Leitura Escrita
Anvil’s Storage Utilities 144.50 Mbs 89.17 Mbs
ATTO Disk Benchamrk 189.37 Mbs 181.37 Mbs
CrystalDiskMark 188.30 Mbs 185.20 Mbs
Roadkil’s Disk Speed 200.93 Mbs —————
HD Tune 183.62 Mbs 162.80 Mbs
Média Geral 181.34 Mbs 154.63 Mbs

Velocidade média dos testes (soma de todos os testes /5(leitura e /4 escrita)

Velocidade máxima de Leitura atingida nos testes foi :

Roadkil’s Disk Speed 200.93 Mbs —————

Velocidade máxima de Escrita atingida nos testes foi :

CrystalDiskMark 188.30 Mbs 185.20 Mbs

HD com 99% de uso

Programa Leitura Escrita
Anvil’s Storage Utilities 97.31 Mbs 60.07 Mbs
ATTO Disk Benchamrk 102.98 Mbs 105.13 Mbs
CrystalDiskMark 106.0 Mbs 101.90 Mbs
Roadkil’s Disk Speed 211.51 Mbs —————
HD Tune 98.03 Mbs 98.62 Mbs
Média Geral 123,16 Mbs 137,70 Mbs

Velocidade média dos testes (soma de todos os testes /5)

Velocidade máxima de Leitura atingida nos testes foi :

Roadkil’s Disk Speed 211.51 Mbs —————

Velocidade máxima de Escrita atingida nos testes foi :

ATTO DiskBenchamrk 102.98 Mbs 105.13 Mbs

 TEMPO LOADING (GTA V E WATCH DOGS 2)

WD2

GTA V

Jogo SSD (tempo de loading) HD (tempo de loading)
GTA V 26 Segundos 28 Segundos
Watch Dogs 2 26 Segundos 98 Segundos

Tempo de teste é o que o jogo leva para carregar um determinado save, não foi contabilizado o tempo que levou para abrir o jogo, mas sim o tempo de load do save.

TEMPO INICIALIZAÇÃO (BOOT WINDOWS 10)

Windows 10

Boot SEAGATE BARRACUDA 2TB SSD WD Blue 1TB
Windows 10 69.76 Segundos 13.97 Segundos

Tempo foi cronometrado a partir do momento que é pressionado o botão de ligar/power do DESKTOP.

CÓPIA DE ARQUIVOS

2GB11 GB29 GB

Disco 2 GB 11 GB 29 GB
SSD(ssd para ssd) 6 Segundos 36 Segundos 105 Segundos
HD(ssd para hd) 14 Segundos 86 Segundos 222 Segundos

Testes no HD a cópia feita de um SSD para o modelo testado.

  • Uma pasta com 2 GB único arquivo
  • Uma pasta com 11GB com diversos arquivos
  • Uma pasta com 29 GB com diversos arquivos

O QUE NÓS ACHAMOS, VALE A PENA COMPRAR?

Ao montar ou compara um PC um dos detalhes mais importantes é o armazenamento. Em tempos de SSD, M.2 SATA/PCI e afins, não podemos ainda ficar sem nosso querido HD convencional, se você costuma guardar muitos arquivos, não é muito apegado a eles ou usa esporadicamente para coisas mais básicas talvez ele não seja tão indispensável, mas convenhamos, não é o caso de quem usa o PC para trabalho ou para games. Hoje guardar aquela série pra rever novamente, aqueles montes de fotos bêbado no “churras” de família, aqueles nudes.

O SEAGATE BARRACUDA 2TB se saiu muito bem nos testes, mesmo quando o disco está quase cheio, estado em que começa a perder performance (como em todos os HDs comuns) devido ao movimento da agulha que precisa ir mais longe no disco, levando mais tempo e diminuindo a velocidade. A performance geral foi bem satisfatório e em alguns testes chegou alcançar um dos modelos SSD.

Com a chegada do Intel “OPTANE” que vai promete prolongar a vida de de discos mecânicos acelerando discos de maior capacidade de armazenamento com a vantagem do custo por GB dos HDs convencionais comparados ao SSD.

A Seagate não deixa a desejar em sua linha incluindo as últimas tecnologias, construção, garantia de 2 anos e suporte ao usuário. O BARRACUDA de 2TB traz um bom custo por GB e a confiabilidade da marca que oferece uma alternativa viável aos mais rápidos, porém muito mais caros SSDs. A performance do BARRACUDA 2TB foi satisfatória dadas as suas limitações naturais a um HD mecânico e surpreendeu ao se aproximar até mesmo de SSDs de entrada. Sem dúvida uma ótima escolha, por isso nós recomendamos.

review_HD_seagate_barracuda_2TB_selo

PONTOS POSITIVOS:

  • Espaço (GB)
  • 50TBW (Vida útil)
  • 2 Anos de Garantia
  • Preço

PONTOS NEGATIVOS:

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s