Vazam imagens da Radeon R9 285 com “Crossfire sem cabos”

sapphire-radeon-r9-285-dualx-videocardz-2.jpgSaindo um pouco do “círculo asiático” desta vez o vazamento vem em primeira mão do site Videocardz que já vinha revelando alguns rumores sobre o lançamento de novas placas AMD da série Radeon R9 28x, eles finalmente revelaram imagens da placa que deve se posicionar entre as Radeon R9 280 e Radeon R9 280X “velhas de guerra” que ainda carregam os chips Tahiti sendo na verdade versões levemente modificadas de HD 7950 e HD 7970.

O novo modelo da família é a Radeon R9 285 que utiliza o chip com codinome “Tonga”, segundo os rumores ele deve oferecer um desempenho próximo aos Tahiti mas com consumo de energia e dissipação de calor menores. Ainda não existe confirmação sobre todas as especificações da R9 285, tudo o que se sabe é que terá 2GB de memória GDDR5 com interface 256 bits, o resto é pura especulação e devido a nova tecnologia presente nos chips, mesmo que hajam números estimados é difícil comparar o desempenho.

Radeon R9 285 specs - especificações técnicasConforme já comentamos baseados nos rumores e vazamentos anteriores e mesmo na linha seguida pela AMD nas últimas gerações é possível que a Radeon R9 285 seja a versão mais fraca equipada com o chip Tonga já que leva o nome “Tonga PRO”. Se compararmos as Radeon R9 280 e R9 280X é possível que exista uma versão mais poderosa a caminho que deve levar o nome “Tonga XT” posicionando as placas da série R9 28X da seguinte forma: (da menos para a mais poderosa) Radeon R9 280 (Tahiti PRO), Radeon R9 285 (Tonga PRO), Radeon R9 280X (Tahiti XT) e Radeon R9 285X (Tonga XT).

A boa notícia para quem pensa em adquirir um modelo R9 280 ou R9 280X é que com o lançamento deve haver um grande corte de preços que vai afetar também os modelos Radeon R7 como a 270X e a R7 260X.

XFX Radeon R9 285 Dual fan

O site vazou imagens das placas de fabricantes parceiras AMD, são modelos da XFX, Sapphire e HIS. Em comum as três oferecem as mesmas opções de saídas de vídeo com dois conectores DVI, uma HDMI e uma DisplayPort. O PCB da R9 285 aparenta ser menor do que o das R9 280 e R9 280X, o que explica inicialmente as apenas dois fans nos sistema de refrigeração mas ainda não foram apresentados os sistemas da Gigabyte e outras fabricantes que optam por três fans, a baixa dissipação de calor também pode ser uma justificativa, o que ocasiona menor ruído.

HIS-Radeon-R9-285-box-dual-fan-coolerOutra grande novidade escondida na R9 285 está na falta de algo que já nos acostumamos nas placas de alto desempenho, o conector para a ponte Crossfire que não existe no modelo, isso porque ela será a primeira placa da AMD a utilizar a tecnologia XDMA Crossfire que permite uma configuração multi GPU sem a utilização de cabos que façam a ligação entre as várias placas do Crossfire, algo que em tese deve facilitar o trabalho.

Radeon-R9-285-CrossFire-XDMA-O anúncio oficial da AMD e o lançamento da Radeon R9 285 deve acontecer nos próximos dias quando também teremos a confirmação das especificações e do desempenho da placa em comparação com as concorrentes Nvidia e os modelos da AMD. Ainda não há nenhuma informação sobre a chegada do modelo por aqui e nem os valores.

Por: Lock Gamer / Info: Videocardz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s