[Guia] AMD APU – O que saber na hora de comprar

guia-compra-APU-AMD-A10-tutorial-dicas-como-montar-preçoDesde 2011 convivemos com as revolucionárias APUs que tornaram possível em pouco tempo aquilo que na época julgávamos algo improvável para menos de 10 anos, rodar jogos em resoluções HD e Full HD com detalhes médios acima de 30 FPS.

Com a enxurrada de APUs no mercado que vem para atender todos os tipos de consumidores logo surge a confusão e na hora da compra fica difícil saber qual o modelo ideal para cada necessidade e como tirar proveito desta tecnologia, então, atendendo a vários pedidos nós elaboramos este pequeno guia para ajudar na hora de comprar ou montar um PC com APU.

Para quem é a APU?

Antes de perder tempo tentando descobrir qual APU se encaixa para você é preciso saber de algumas coias. Existem vários modelos de APUs que são voltadas para consumidores que querem apenas navegar a internet até os jogadores casuais, como aqui nós tratamos especificamente de games vamos focar em modelos para esta finalidade, porém, mesmo que seja o modelo mais top de APU (no momento o A10 7850K) você precisa saber que se a intenção é rodar os jogos mais exigentes com todos os filtros no máximo em resoluções Full HD sem uma placa de vídeo dedicada a APU não é a sua escolha, para isso é preciso partir para o velho conjunto CPU + GPU (placa de vídeo dedicada) com a linha FX.

APU-estrutura-como-funciona-CPU+GPU As APUs oferecem uma solução integrada de processador e placa de vídeo (GPU) para jogadores que buscam uma experiência de jogo com detalhes médios em resoluções HD (1280×720) e até Full HD (1920×1080), algo possível nas APUs A8 e A10 nas últimas séries.

Como já dissemos, existem tamém opções de APUs mais em conta que são ótimas para o uso diário como navegar na intenet, editar documentos, apps e até edição de vídeo “casual”, para isso pesquise sobre os modelos A6, A4, E1, C60, e mais recentemente Athlon e Semphrom de baixo custo.

Opção para os consoles

Xbox 360 VS PS3A nova geração de consoles já chegou mas ainda não mostrou a que veio com pouco jogos rodando em Full HD mas com uma qualidade visual bem superior a geração anterior, algo que ainda não é alcançado no geral com as APUs, ou seja, não é possível rodar jogos em APUs (mesmo as mais recentes) como em um Xbox One ou PS3 e é preciso ao menos uma R7 260X ou uma GTX 750 para obter uma qualidade similar, porém, a boa notícia é que contra geração passada a história é diferente.

AMD-APU-Mantle-games-jogosEm nossos testes com diferente gerações e modelos de APUs, quase sempre foi possível alcançar uma qualidade gráfica igual ou superior ao que se vê no Xbox 360 e PS3 em 720p, o que torna um PC com APU uma boa opção para esta finalidade além de agregar outros recursos e funcionalidade que os consoles não apresentam. Além disso existe ainda a API Mantle da AMD que promete mais desempenho com menos hardware que no DirectX utilizado nos consoles da nova geração.

Por que COMPRAR uma APU e não um processador tradicional?

amd_fx_plataforma-APU-8350-9590-A10Bom, se você está pesquisando para comprar uma APU é porque deve ao menos ter ouvido falar sobre seus benefícios, mas se ainda não sabe a diferença entre elas e os processadores tradicionais nós vamos tentar fazer um breve resumo.

Basicamente a APU de diferencia das CPUs tradicionais por unir em apenas um núcleo o CPU (preocessador) e a APU (placa de vídeo) eliminando a necessidade das antigas motherboards com vídeo integrado e melhorando muito o desempenho.

A88XI-AC-motherboard-placa-mãe-MSI-FM2+-AMD-APUAs vantagens da união entre CPU e GPU podem ser vistas em aplicativos e jogos que exigem capacidade de processamento de vídeo onde, para obter o mesmo desempenho das APUs, os processadores precisam do auxílio do vídeo onboard das motherboards e ficam muito atrás em desempenho necessitando de uma placa de vídeo dedicada para isso, o que no custo final ultrapassa o de uma kit com APU.

Não existe nada igual as APUs?

haswell_graphics_vídeo-integrado-vs-apu-a10Podemos dizer que existem soluções “similares” as APUs. Hoje a Intel oferece algo muito parecido em seus processadores da linha i3, i5 e i7 com CPU + GPU, porém os resultados em desempenho são bem inferiores, nem mesmo a última geração Haswell com seus CPUs i7 conseguem superar os A10 (Kaveri) quando o assunto é desempenho em games e em aplicativos que precisam de processamento de vídeo. AMD_APU_A10_7850K_vs_Intel_HaswellÉ preciso deixar claro que isso ocorre apenas nestas situações já que os Core i7 estão em uma faixa de desempenho em processamento de CPU no qual as APUs A10 sequer se encaixam, o que mostra a enorme vantagem da solução da AMD quando o assunto é desempenho da GPU e a enorme lacuna entre o desempenho em processamento geral onde as soluções da Intel são muito superiores.

A10, A8, FX, i5 ou i7, com quem comparar?

Essa é uma questão bem importante na hora de comprar, saber onde a APU se encaixa no mercado e contra quais soluções ela pode ser comparada.

AMD-Kaveri-APU-Lineup-vs-Intel-Core-iDentro da linha AMD de processadores as APUs disputam apenas entre si e não contra a linha FX como alguns imaginam, isso porque os FX não possuem vídeo integrado e dependem de placas de vídeo dedicadas ou motherboars com vídeo integrado. Enquanto em um PC com APU é necessário apenas fonte, HD, placa mãe, memória RAM e APU para funcionar um PC com FX precisa de uma placa de vídeo seja ela dedicada ou integrada na própria placa mãe para funcionar.

AMD-CPU-desktop-comparativo-2013-linha-2014-disponívelEm comparação com a linha de processadores da Intel não exise uma separação, nas gerações mais recentes os processadores dual-core e superiores da fabricante contam com vídeo integrado diretamente no processador, então quando decidir fazer uma comparação entre as APUs e processadores Intel basta apenas descobrir a qual modelo em preço e desempenho eles equivalem, um i5 contra uma APU A10, por exemplo.

O que é preciso para montar um PC com APU?

A grande “sacada” da AMD foi a redução de custos de produção e de venda com as APUs. Uma vez que o vídeo (GPU) está na mesma unidade que o CPU (processador) não existe a necessidade de um chip de vídeo onboard ou dedicado.

AMD_APU_desktop_peças_necessárias_montarPara montar um PC com APU é preciso apenas de uma fonte de pelo menos 400W reais e de qualidade, uma placa mãe específica para o socket da APU, HD e memória RAM da maior frequência possível.

Qual a placa mãe (motherboard) certa?

Outro obstáculo surge na hora de escolher a placa mãe. Como existem vários modelos de APUs e de motherboards pode existir uma certa confusão, por isso é bom ficar atento.

KAVERI-APU-socket-cada-geração-trinity-richland-placa-mãeNa hora de montar sua configuração não se pode apenas pensar no preço do processador ou APU, o preço do conjunto todo deve pesar. A AMD oferece uma alternativa interessante para quem gosta de aproveitar tudo que o produto pode oferecer (“usar até o fim”), mesmo as motherboards mais atuais com socket FM2+ oferecem compatibilidade com a segunda geração de APU no mercado (Trinity), portanto, independente da APU que você escolher prefira sempre a motherboard com socket mais atual.

ASUS-Crossblade-Ranger-Socket-FM2+-top

Como saber qual APU comparar?

AMD-APU-gerações-lançadas-2014Existem atualmente quatro modelos de APUs série A no mercado de três gerações diferentes:

Llano – A6 3600 até A8 3850K

AMD_APU_llano_primeira_geração_escalaA primeira geração de APUs da AMD, possui modelos A4, A6 e A8. O primeiro modelo com potencial para rodar jogos é o A6 3600 que já oferece um desempenho mínimo em jogos menos exigentes com resoluções baixas e detalhes mínimos. O A8 3850K é o top desta geração oferecendo um bom desempenho em jogos mais antigos em Full HD e em HD nos jogos atuais em detalhes mínimos.

Socket – FM1 (não suportado por FM2+)

Frequência máxima memória RAM 1866MHz (A6 e A8)

Trinity – A8 5500 até A10 5800K

AMD-Trinity-escala-modelos-placa-de-vídeoA segunda geração de APUs foi a que apresentou um maior salto até o momento entre uma geração e outra. A partir desta geração os modelo stop de linha deixaram de ser A8 e passaram a ser A10 capazes de executar jogos em HD com detalhes médios e taxas acima de 30 FPS e em Full HD com detalhes mínimos em jogos atuais em torno de 30 FPS em jogos exigentes como Battlefield 3. No jogos mais antigos é possível alcançar taxas de FPS ainda superiores com detalhes mais altos.

Socket – FM2 (suportado por FM2+)

Frequência máxima memória RAM 1866MHz (A8 e A10)

Review (desempenho em jogos): A10 5800K e A8 5600K

Richland – A8 6500 até A10 6800K

amd-richland-desktop-apu-lineup-modelosA linha Richland não pode ser exatamente chamada de quarta geração já que compartilha a mesma arquitetura da Tirnity, na verdade foi um aprimoramento das APUs da geração anterior sendo a maior novidade o suporte a memória RAM com frequência até 2133MHz, algo que não pudemos testar uma vez que o modelo disponibilizado pela AMD foi o A10 6700 que não suporta essa frequência, uma exclusividade do modelo top de linha A10 6800K. Com os modelos top é possível executar jogos com uma taxa um pouco superior a linha Trinity nas mesmas condições.

Socket – FM2 (suportado por FM2+)

Frequência máxima memória RAM 1866MHz (A8 e A10) e 2133MHz no A10 6800K

Review (desempenho em jogos): A10 6700

Kaveri – A8 7600 até A10 7850K

AMD-kaveri-APU-modelos-Radeon-R7-R9-HUMA-Mantle-BF4Está é a atual geração em que se encontram as APUs, ela é a mais revolucionária até o momento trazendo finalmente o suporte a API AMD Mantle, AMD TrueAudio, Turbo Core 3.0 e o HSA (Heterogenous Systems Architecture) que promete aumentar a eficiência da APU utilizando a tecnologia de memória para integrar o trabalho da GPU e da CPU, com isso a AMD apresenta os modelos Kaveri somando os núcleos de vídeo e processador. No A10 7850K, por exemplo, seriam 12 núcleos de processamento aos invés dos 4 do tradicional quad core.

AMD-HUMA-memória-ram-tecnologia-APUEste será o próximo modelo que vamos testar aqui para descobrir um pouco mais sobre as novas tecnologias, os testes iniciais mostram um bom desempenho nos jogos rodando na combinação com a Radeon integradas na APU.

Socket – FM2+

Frequência máxima memória RAM 2133MHz (A8 7600 e superiores)

Review em andamento.

Compre uma placa de vídeo e ganhe duas

A APU se torna um grande investimento quando se leva o Dual Graphics em consideração, com ele podemos integrar o funcionamento de placas offboard as APUs sem que a GPU integrada na APU fique sem uso, o que abre a possibilidade para que os usuários que experimentaram o desempenho das APUs e querem obter um desempenho gráfico maior para games e aplicações optem por placas de vídeo offboard de baixo custo e combinem com o gráfico integrado.

dual_graphics_APU_A10_7850K_combinar_placa_de_vídeo_CrossfireX

As APUs da série A4 não possuem o recurso (conforme descrito no site da AMD) mas os demais modelos, mantém o suporte. Com esse recurso é possível aumentar o desempenho em games adicionando uma placa de vídeo offboard discreta, cada APU deve ser combinada com uma placa de vídeo específica. Cada geração de APU suporta um diferente modelo desde as placas mais “modestas” da série HD 6000 até as Radeon R7 250.

dual_graphics_APU_AMD_combinar_placa_de_vídeo_CrossfireXConsulte nossos reviews para mais informações.

A importância da memória RAM

É impossível falar de APU sem falar de memória RAM, isso porque o desempenho delas está intimamente ligado. Como a GPU integrada na APU não possui memória de vídeo dedicada ela compartilha a memória RAM do computador, isso significa que o clock e a quantidade de memória RAM influenciam diretamente no FPS do seu jogo.

Ganho-memória-RAM-frequência-AMD-APU-FPS-jogoPor regra é impossível executar jogos em uma APU com apenas um pente de memória RAM, algo que explicamos bem em nossos reviews. Então, para resumir bem a história, na hora de montar ou comprar um PC com APU lembre-se de dar muita atenção a memória RAM, no mínimo 2 pentes de 4GB mas o ideal seria ao menos dois pentes de 8GB na frequência mais alta que seu bolso suportar pagar, de preferência para o clock ao invés da quantidade e opte por modelos que já possuam o clock alto setado de fábrica, overclock não é algo simples para leigos.

Mas e seu eu comprar uma placa de vídeo dedicada?

Este é outro mito e uma grande confusão com as APUs, elas não impedem que você compre uma placa de vídeo dedicada (offboard) e tenha um bom desempenho. É claro que não se pode comparar o desempenho de uma APU em processamento as linhas FX ou i7 da Intel mas elas produzem um desempenho honesta para um processador quad core e é bom lembara sempre que os jogos exigem mais da placa de vídeo e normalmente é ela quem dita o ritmo.

AMD-PC-APU-placa-de-vídeo-top-dedicadaO único cuidado que você deve tomar na hora de adicionar uma placa de vídeo e descobrir se ela será mais poderosa que a APU ou uma solução de Crossfire Híbrido e se não será muito poderosa para o poder de processamento da APU.

Onde comprar no Brasil

Ai mora um pequeno problema que tem afastado os clientes e feito a AMD deixar de lucrar algo na casa das centenas de milhares de dólares no Brasil, a falta de divulgação. Um produto com bom custo x benefício deveria ser amplamente divulgado por aqui mas a AMD peca na divulgação e mesmo nas parcerias.

AMD Improvision camapnha Brasil MarketingÉ fácil encontrar APUs no mercado paralelo (Mercado Livre) e em algumas lojas especializadas mas as soluções prontas (PCs montados) não tem sido uma boa escolha. Em grandes varejistas ainda imperam desktops com APUs da primeira geração (2011) em pleno 2014 e da atuais é possível apenas encontrar as APUs série C e série E de baixo custo e desempenho.

Quando se encontra desktops com APUs em lojas ditas “especializadas” eles levam o nome de “gamer” mas a APU acompanha muitas vezes uma placa de vídeo dedicada de desempenho inferior a própria GPU integrada na APU. São alguns casos e descasos da falta de conhecimento.

O que a AMD tem a dizer?

Procuramos a AMD para esclarecer a “seca” de APUs e desktops “prontos” no Brasil, em uma entrevista com Roberto Brandão que recentemente assumiu o cargo de diretor-geral da empresa no Brasil.

Roberto-Brandão-AMD-Brasil-entrevista

APUs em desktops e notebooks?

Segundo Brandão, a AMD tem trabalhado junto as varejistas para suprir a demanda do consumidor brasileiro por produtos de “baixo custo” com desktops e APUs das séries E e C. A empresa tem planos para começar sua expansão neste mercado aumentando a gama de exigência do consumidor, ou seja, oferecendo APUs de modelos mais potentes como as A4 e A6.

AMD-APU-notebook-A6Os notebooks e desktops com modelos mais poderosos e voltados também para jogos equipados com modelos A8 e A10 devem começar a aparecer em maior número no mercado brasileiro através das fabricantes parceiras, ao menos este é o objetivo da AMD, o detalhe é que isso também depende da demanda das fabricantes como Samsung, HP, Lenovo.

Montando PCs com APUs

A AMD acredita que com o brasileiro se adaptando cada vez mais a montar seu próprio PC as lojas chamadas de “.com”  como Kabum, Pichau Balão da Informatica e similares deve suprir cada vez mais  a necessidade dos consumidores já que, segundo Brandão, nestas lojas é possível encontrar os últimos lançamentos da empresa e tudo necessário para montar seu PC com componentes das fabricantes parceiras.

Kabum_AMD_APU_A_séries

Promoções e divulgação

O “calcanhar de aquiles” da AMD tem sido a falta de conhecimento do usuário em relação as suas tecnologias e como elas se aplicam, quanto a isso Brandão afirmou que existem planos para aumentar a visibilidade junto ao público gamer através de campanhas (mundiais e locais) e promoções.

Lista jogos bundle AMD Brasil

Apoio aos campeonatos e eventos

Após uma “distanciada” do público gamer quando deixou de apoiar as equipes como a SBG (Seleção Brasileira de Games) a AMD estuda uma nova investida mas com um foco diferente trabalhando junto a suas parceiras mas ainda não pode dar maiores detalhes.

AMD-E-sports-Brasil-apoio-patrocínio-evento

Dê sua opinião

Tentamos resumir ao máximo para auxiliar nossos leitores na hora da compra deste produto que é pouco conhecido por aqui devido a vários pedidos por email e através de nossos canais no Youtube, Twitter e Facebook, então precisamos saber se conseguimos esclarecer e se restaram dúvidas. Participe.

Por: Lock Gamer

Anúncios

12 comentários sobre “[Guia] AMD APU – O que saber na hora de comprar

  1. Olá amigo, li sua excelente reportagem, mas estou com uma dúvida referentes aos soquetes – Fm2+ e do Fm2. Há alguma restrição em usar uma MB Fm2 com um processador Fm2+? Grato.

    Curtir

    1. Fernando, existe sim restrições quanto ao uso de uma APU FM2+ em uma motherboard FM2, acontece que as APUs da linha Kaveri não são compatíveis com socket FM2, somente com o FM2+. O que acontece é exatamente o contrário, ou seja, as APUs FM2 é que são podem ser utilizadas em motherboards socket FM2+.

      Qualquer dúvida estamos ai.

      Abraço!

      Curtir

  2. No momento eu tenho uma apu 7850k, Estou pensando em fazer um Hybrid CF, como foi visto no artigo apu 7850k faz CF com a r7 250, mas sabemos que apu 7850k possui 512 cuda cores e a r7 250 possui somente 384 tornando nulo alguns cudas core da apu, o mais aceito era ser feito um CF com uma r7 250x, mas esse tipo de CF não é possível, pois as mesmas não são possuem compatibilidade e tbm não possuem o mesmo numero de cudas no caso a 250x possui 640, andei dando uma olhada e tem uma r7 250E, que possui as mesmas características da apu 7850k, mais não vi nada a respeito falando se são compatíveis ou não. Alguém ai sabe se é possível? Se sim, Tem alguma matéria que me mostre isso?

    Curtido por 1 pessoa

  3. THALES, na parte onde começa a falar sobre os procesadores “KAVERI – A8 7600 ATÉ A10 7850K” tem uma imagem onde mostra a placa de video que a AMD dá a sugestão para uso respectivo, no caso, o Processador AMD a10 7850k, que também é o que eu uso, eles sugerem a melhor compatibilidade com a placa de video RADEON R9 270. Qualquer duvida olhe a imagem ” INTRODUCING THE LASTEST LINE UP OF A-SERIES APUS > SUGGESTED CONFIGURATION”. Espero ter ajudado!

    Curtir

  4. Kra fique com dúvida com relação à memória compatível com os AMD A-Series A10 7850K,
    Posso ou não usar uma memória com frequência maior que 2133?
    Exemplo:
    Eu não poderia montar um kit assim:
    Placa mãe Asus a88xpro
    Processador AMD A-Series A10 7850K
    2 pentes de Memória corsair 2400mhz (que por sinal não sei também qual modelo seria compatível, me ajuda aí )

    Curtir

  5. As APU AMD, para quem não for usar para jogos, funcionam bem com aplicações especificas que aproveitam o maximo das API da GPU, por exemplo, conversão de video usando Cyberlink Media Espresso, nesse caso uma APU mediana bate um intel i7 que custa varias vezes mais-http://www.guru3d.com/articles-pages/amd-a8-7600-apu-review,13.html
    O mesmo fale para dlna servers, como o Universal Media Server (free), que permite aceleração por GPU. A maioria dos testes da web são distorcidos pois comparam APU com CPU comuns+video dedicado. Links com testes mais honestos:http://www.pcworld.com/article/2139341/tested-why-almost-every-pc-could-use-a-video-card-upgrade.html e http://www.technologyx.com/featured/amd-a8-7650k-apu-review-the-little-apu-that-could/4/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s