“Propaganda enganosa” gera devolução de GTX 970

GTX_970_memória_uso_devolução_AMDSe você costuma estar por dentro das notícias sobre hardware ou mesmo se fez uma breve pesquisa sobre a GTX 970 certamente deve ter lido algo sobre a polêmica envolvendo o uso da memória no modelo e este é sem dúvida um dos assuntos mais debatidos nos últimos dias.

Para resumir um pouco a “novela”, usuários de fóruns e sites especializados descobriram uma inconsistência no uso de VRAM (memória de vídeo) da GTX 970 e após algum tempo a Nvidia revelou que de fato ela gerência sua memória de forma diferente da GTX 980.

GM204_GTX_970_memória_VRAMExplicando de uma forma bem “grosseira” na GTX 970 a memória é dividida em dois blocos, um de 3.5 GB e outro de apenas 512 MB sendo este último mais lento. O resultado é que a placa da preferência ao uso dos 3.5 GB e alguns aplicativos acabam por não reconhecer o total de 4 GB, outro problema é que o desempenho também é afetado pelo módulo de 512 MB mais lento, mas o quanto isso influencia de verdade?

Gtx_970_nvidiabench_memória_vs_GTX_980Mesmo com tanto barulho em torno do assunto o que se sabe até o momento é que o desempenho em jogos é pouco ou quase nada afetado, testes da própria Nvidia apontam para um queda em torno de 1% a 2%, o que é absolutamente ridículo afinal, existem outros fatores que determinam um queda muito maior em outros modelos.

Então, fugindo a parte técnica não existe um grande problema pois até o momento não existe nenhum problema grave com o sistema de memória da GTX 970 que afete o desempenho de forma gritante em qualquer jogo sendo o modelo ainda uma ótima opção a um bom preço no mercado, então porque a polêmica.

Diferente do que possa parecer após esta explicação a Nvidia se encontra sim em maus lençóis pois cometeu um erro que não tem tanto a ver com o projeto e sim com “propaganda enganosa”. Usuários de várias partes do mundo (em especial na Europa onde as leis são rígidas quanto a isso) tem optado por devolver suas GTX 970 e receber o dinheiro de volta graças a um erro da equipe de marketing da Nvidia que divulgou informações erradas.

Divulgada com 64 ROPs e 2048 KB de Cache L2 a GTX 970 na verdade possui 56 ROPs e 1792 KB de Cache L2, novamente se tratam de dados técnicos que na verdade tem pouca influência no desempenho final mas é inegável que houve a divulgação de uma informação errada. A Nvidia alega ter sido um prolema de comunicação entre o marketing e a engenharia mas isso proporciona um motivo legítimo para aqueles que optam por devolver o produto.

Conclusão

Como dissemos, até agora não foi constatada uma grande perda de desempenho nos jogos já que ainda são raros os que utilizam mais de 3.5 GB, então não há como afirmar que você está perdendo dinheiro ao comprar uma GTX 970 que possui um desempenho próximo a GTX 970 e custa bem menos.

É claro que muito em breve com o lançamento de títulos mais pesados e exigentes toda a memória de vídeo disponível será utilizada e obviamente haverá um prejuízo no desempenho mas o números mostram que será mesmo muito pequeno, então não chega a ser um terror.

Talvez o grande “pecado” da Nvidia tenha sido o de não revelar instantaneamente este projeto “diferente” de memória e ter divulgado dados errados, o que levou a um sentimento de que havia “algo a se esconder” mesmo que não haja e infelizmente isso pode ter arranhado um pouco a credibilidade da empresa.

Vamos esperar nosso teste com  GTX 970 para termos uma noção real do impacto. E vocês, deixariam de comprar uma GTX 970 por isso?

Por: Lock Gamer

Anúncios

2 comentários sobre ““Propaganda enganosa” gera devolução de GTX 970

  1. Eu tenho uma gtx 970 com esse ocorrido eu me sinto lesado mas nada a ponto de criar uma confusão com a empresa, vou esperar sair o directx 12 e se ela não dar o suporte total como prometido ai eu processo a Nvidia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s