Já faz algum tempo que sabemos quais são as placas de vídeo da Nvidia que terão suporte a DirectX 12, inclusive este tem sido um trunfo da empresa utilizado em conferências e que tem surtido efeito positivo nas vendas devido a promessa de um grande ganho de desempenho frente a placas DitectX 11, enquanto isso a AMD continuava calada sobre quais de suas placas de vídeo ofereceriam suporta a nova API da Microsoft mas isso já não é mais segredo.
Graças a um teste de desempenho da API DirectX 12 no Windows 10 divulgado pelo site AnandTech nós finalmente pudemos ter uma posição clara sobre quais linhas de placas de vídeo AMD oferecem suporte. Os testes dementem rumores pessimistas que afirmavam anteriormente que apenas as GPUs das séries Radeon R7 e R9 com arquitetura Graphics Core Next (GCN 1.1) suportariam a API.
Além da série Radeon R7 260 e R9 290 que atualmente disputa mercado com as Maxwell GTX 900 da Nvidia, também terão suporte a DirectX 12 as placas de vídeo baseadas nas arquiteturas GCN 1.2 (Radeon R9 285) e GCN 1.0 (Radeon HD 7000 e R7 200), estas últimas ainda instáveis e por isso ausentes nos testes. É importante observar que apenas os modelos Radeon R9 290 e R9 290X, R7 260, R7 260X e R9 285 apresentam um desempenho estável, isso porque os modelos são baseados em chips novos enquanto modelos como R9 280X e R9 270X são apenas releituras de placas da série HD 7000.
Ficamos contentes em descobrir também que o prometido ganho de desempenho em FPS é mesmo grande com DirectX 12, os testes realizados com a demo Star Swarm mostram uma diferença gritante frente ao DirectX 11 porém, a grande surpresa é que atualmente a API AMD Mantle ainda é capaz de fornecer um ganho de desempenho maior que DirectX 12 nas placas da fabricante, dando uma resposta clara a nossa dúvida sobre a sobrevivência da API, e ao menos por enquanto ela está respirando e lutando bravamente.
Os testes ainda são preliminares na versão de testes do Windows 10 e com uma API ainda muito crua, mesmo assim vemos que a otimização do uso dos núcleos do processador permitem que as placas de vídeo tenham todo seu poder utilizado isso quer dizer que na versão final do sistema operacional e do DirectX 12 o ganho pode ser ainda maior, até lá, o suporte as séries AMD HD 7000, Rx 200 e Nvidia GTX 400 já estarão funcionando.
Ainda que as placas de vídeo de gerações passadas das duas fabricantes suportem DirectX 12 foi anunciado pela Startdock que apenas placas de vídeo com suporte “nativo” a nova API poderão extrair todo o potencial com um aumento de desempenho que pode chegar a 600% se comparado a DirectX 11, então assim como as placas GTX 900 apenas as placas da série Radeon R9 300 da AMD a serem lançadas este ano terão o suporte nativo e isso não vale para modelos da geração atual renomeados tanto para AMD quanto para Nvidia.
Sua placa de vídeo AMD vai suportar DirectX 12?
Por: Lock Gamer
Espero que chegue mesmo a toda linha Rx 200, comprei minha R9 270 faz poucos meses e não estou com muita vontade de investir em outra por pelo menos 2 anos
CurtirCurtir