GTX 980 Ti não será uma GTX Titan X “capada”

Nvidia_GTX_980_Ti_Maxwell_GM_200_GTX_Titan_XComprou a GTX 980 achando ter a placa single GPU mais rápida da atualidade? Então temos algumas notícias ruins para você e a primeira é que não só a GTX 980 perdeu o trono para a GTX Titan X e pode ser superada pela R9 390X como agora vai ganhar uma “irmã de mãe diferente”.

O Sweclockers revelou informações sobre a próxima placa de vídeo top de linha da Nvidia que terá como missão colocar a R9 290X em seu devido lugar e enfrentar a temida Radeon R9 390X que está a caminho. Todos nós já esperávamos por um movimento neste sentido por parte da Nvidia repetindo a estratégia da geração GTX 700 onde tivemos foi necessário o lançamento da GTX 780 Ti apenas para se equiparar a Radeon R9 290X.

power consumptio Radeon R9 390X vs GTX TITAN X vs GTX 980 4KA GTX 980 Ti até poderia já ser esperada mas o que poucos sabiam é que, diferente de tudo o que se sugeria, ela não será uma versão “capada” da GTX Titan X mas praticamente um cópia “turbinada”. Indo no sentido contrário da tradição de pegar um chip muito poderoso e caro como o Maxwell GM 200 que equipa a GTX Titan X e (descrevendo de forma grosseira) cortá-lo no meio a Nvidia pode trazer uma versão completa.

specs_GTX_980_Ti_especificações_GTX_Titan_X_comparativoCom especificações idênticas a GTX Titan X a nova GTX 980 Ti deve se diferenciar apenas na quantidade de memória que será 6 GB, exatamente a metade, e também nos clocks que serão 10% superiores a Titan X. O curioso em toda essa conta é que a GTX 980 Ti pode até mesmo superar a GTX Titan X ficando atrás apenas quando a aplicação exigir mais memória.

Outras importantes diferenças serão o preço da GTX 980 Ti que deve ser mais acessível (ainda não sabemos o quanto) e a possibilidade das fabricantes parceiras como ASUS e MSI lançarem versões personalizadas da placa, algo que é impossível na GTX Titan X que é fabricada pela Nvidia e apenas distribuída pelas parceiras.

A GTX 980 Ti deve ser lançada em breve, talvez antes mesmo da Radeon R9 390X e o seu sucesso vai depender diretamente do seu preço e do desempenho frente a concorrente.

Seria uma medida “desesperada” da Nvidia?

Por: Lock Gamer / Info: Sweclockers e Wccftech

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s