Samsung estuda comprar AMD e ameaçar Intel

samsung_compra_amd_Intel_NvidiaPara nós, simples mortais, os bastidores do mundo dos negócios dos hardware pode ser uma coisa extremamente desinteressantes pois envolve muita política e números mas desta vez você pode querer saber um pouco mais sobre o que se passa por lá pois pode mudar os rumos de nossas vidas e como compramos smarthpones, processadores, placas de vídeo e basicamente tudo o que tem a ver com PC e gadgets.

Após a liberação de um relatório vindo diretamente da Coréia do Sul as coisas ficaram bastante agitadas, isso porque ele revela a intenção da gigante Samsung em adquirir a AMD que está em destaque nas últimas semanas graças as suas novas placas de vídeo Radeon R9 300 e as novas tecnologias como o FreeSync.

Porque a Samsung que a AMD?

Exynos_Octa_Samsung_AMD_galaxy_S6É claro que a Samsung tem intenções muito claras por trás da intenção de compra e elas fazem todo o sentido neste mundo maluco. Com o lançamento do Galaxy S6 carregando apenas um chip de fabricação própria a empresa declara guerra total aos concorrentes deixando a Qualcomm de fora dos lucros do S6 e a aquisição da AMD seria outro passo para tentar liquidar com outras rivais em comum de ambas as empresas, entre elas Intel e Nvidia.

Não é preciso ser um “expert” em hardware para saber que hoje as principais rivais da AMD são a Intel no ramo de processadores e a Nvidia nas placas de vídeo, mas o que poucos sabem é que a Samsung também as vê como rivais travando pesadas batalhas judiciais com a Nvidia por patentes de GPUs para smartphones e tables enquanto vê a Intel ir lentamente se infiltrando neste mesmo segmento com os Atom equipando cada vez mais smartphones e talbets da concorrência.

Bom ou mau negócio para a AMD?

xbox-one-internals-cooler-barulho-alto-trocaNão somos analistas econômicos mas novamente isso não é preciso para analisar qual seria o impacto da compra para a AMD, vamos juntos fazer algumas reflexões sobre isso. Enfrentando problemas econômicos e vendo sua participação no mercado de processadores tradicionais e placas de vídeo diminuir de forma alarmante a AMD tem se segurado em suas APUs para notebooks e APUs personalizadas para PlayStation 4 e Xbox One além das GPUs para Wii U de onde tem vindo a maior parte de seus lucros.

Em um cenário geral a empresa tem feito um enorme esforço apenas para não perder dinheiro enquanto tenta se reestruturar e retomar mercado, em resumo, não estão em posição de brigar financeiramente de igual para igual com Intel e Nvidia. Com isso já deu para entender que a conclusão é simples, apesar de tudo não seria ruim se tornar uma parte da “gigaenrome” Samsung.

A Samsung vai “matar” a AMD?

Não seria exatamente este o caminho e questões legais tornariam a decisão de simplesmente desaparecer com o nome AMD da face da terra algo muito “desinteligente”. Com patentes acumuladas ao longo de décadas e ainda acumulando as compradas com a ATI, hoje a AMD é grande demais para ser “suprimida” pela Samsung e seria mais algo como um empresa do grupo.

Então Intel e Nvidia rindo ao toa?

Nvidia_Intel_AMD_Samsung_compra“Finalmente esta maldita pedra no sapato vai falir e ser vendida” poderiam dizer os acionistas e diretores de Intel e Nvidia… só que não. Se a Samsung realmente comprar a AMD podemos dizer que a situação fica bem mais apertada para as concorrentes. Tanto AMD quanto Samsung são líderes em desenvolvimento de tecnologias separadas, unir os dois grupos as tornariam uma potência.

Todas as limitações financeiras que mantém a AMD atrás de Nvidia a Intel estariam magicamente resolvidas com a Samsung abrindo um rio de dinheiro a ser despejado em marketing e desenvolvimento, a AMD ganharia acesso ilimitado a tecnologia de 14 nm para suas GPUs e processadores se tornando um “meteoro” no sapato da concorrência.

amd-radeon-nvidia-geforce-logoA Samsung por sua vez também teria benefícios acelerando a produção da arquitetura “Zen” e “K12” para o mercado móvel além, é claro, do lançamento das novas APUs e das placas de vídeo Radeon R9 300 de alto desempenho que em primeiros testes já chegaram a superar a caríssima e poderosa Nvidia GTX Titan X (aqui).

E nós, comemoramos ou não?

Sim e não. Caso a compra realmente se confirme (lembrando que são apenas “intenções” e “especulações”) os consumidores devem comemorar pois concorrência é sempre saudável, significa a aceleração para novas tecnologias e melhores preços. E não, porque como já afirmamos, existe apenas uma “intenção” de compra e apesar de haver fortes indicações de que a Samsung está determinada a analisar a possibilidade isso ocorre com bastante frequência em grandes empresas.

E vocês, como receberam a notícia? O que acham da possível união?

Por: Lock Gamer / Info: Hankooki e Wccftech

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s