AMD confirma novos CPUs FX com DDR4 para disputar com Intel

Os rumores dos últimos dias foram finalmente confirmados pela AMD que revelou seus planos para os próximos meses e eles incluem trazer a empresa de volta a velha forma com processadores que possam outra vez fazer frente a Intel com a nova arquitetura “Zen”.

É o fim da “reciclagem” de FX

AMD-2015-2016-x86-Zen-Roadmap

Me desculpem se deixamos as incríveis APUs para depois mas na atual situação os processadores “tradicionais” não mais novidade do que elas. Enquanto as APUs tem sido constantemente atualizadas os FX ficaram parados no tempo com apenas duas gerações em muitos anos e carregando o fardo de disputar com seus concorrentes da Intel por mais de três gerações, depois de uma longa espera teremos uma arquitetura completamente nova e promissora.

Apenas uma placa mãe para APUs e CPUs

A notícia ruim para os usuários AMD é que se quiserem entrar na nova geração terão que começar a aposentadoria em massa de suas boas e velhas placas mãe AM3+ e de suas nem tão velhas FM2+ porque a boa notícia é que vem ai um novo socket unificado, o AM4.

Confirmando os rumores que divulgamos na última semana  a AMD vai adotar apenas um socket para processadores tradicionais e APUs, o que é uma jogada muito inteligente que vai beneficiar os usuário que não precisarão optar mais entre uma placa mãe que suporta apenas APUs e ficar limitado no upgrade. A escolha deixa as coisas muito parecidas com a Intel que já oferece vídeo integrado em seus processadores tradicionais.

Corram para as colinas, o DDR4 chegou!

Sim meus amigos, o dia tão temido chegou e DDR3 já começa a arrumar suas malas. Anunciando a chegada das novas memórias DDR4 os processadores e APUs baseados na arquitetura Zen terão total compatibilidade com elas.

AMD-2016-DDR4_processadores

…e HBM também

Outra “amiguinha” com quem vamos nos acostumar é a memória HBM, uma nova memória “empilhada” que promete muito mais desempenho que as GDDR5 utilizadas hoje nas placas de vídeo, elas serão aplicadas também nas novas GPUs aumentando drasticamente seu desempenho.

Até o momento a AMD é a única fabricante que anunciou a utilização da tecnologia que é relativamente nova e pouca explorada com um processo de fabricação complexo que, segundo rumores, poderia causar uma alta de preços ou mesmo a baixa disponibilidade de placas de vídeo com a memória.

fx 40% mais rápidos que a geração atual

AMD-40-IPC-Zen-Zen-Em termos técnicos seria basicamente isso mesmo, a nova geração de FX Zen seriam 40% mais eficientes na utilização IPC (Instruções Por Clock) que em toda a história da AMD seria o maior aumento de IPC de uma geração para outra, o ganho seria suficiente para posicionar os novos FX próximo aos i7 4790K, o mais poderoso da geração Haswell.

olá Intel, nós voltamos

Pode ser um pouco cedo para dizer pois ainda sequer vimos os resultados dos processadores e APUs para dizer mas a verdade é que a AMD parece ter finalmente se recuperado da “rasteira” que tomou da concorrência graças as APUs, placas de vídeo e muito investimento em desenvolvimento.

Não apenas uma esperança de melhora pois os planos da AMD já mostram uma segunda geração que será a evolução da tecnologia Zen, a Zen+. Caso se confirme para 2017 ou antes eles estariam entrando no ciclo “tic-toc” da Intel de lançar uma nova tecnologia e a melhorar em seguida, para isso seria preciso apenas ter algo na manga tão bom quanto Zen para vir depois.

o fantasma do buldozzer ainda assombra

Caso você não seja muito ligado em tudo isso e esteja aqui de passagem (o que já seria de assustar chegar até esse ponto do texto) talvez não faça muito sentido mas a primeira geração de processadores FX conhecidos pelo codinome “Buldozzer” não traz boas lembranças.

AMD-s-FX-8150-CPU

Os FX octa core tiveram seu papel na evolução da AMD e dos hardwares mas deixaram os fans da AMD traumatizados pois ela prometia ser o terror dos então novos Core i7 e foram muitas coisas, menos isso. A desilusão foi grande devido a todo o barulho e expectativa em torno da inovadora tecnologia, então quando falamos em um grande salto nos FX Zen é inevitável não lembrar.

Para a infelicidade de todos os primeiros FX e APUs Zen só chegam em 2016, até lá deveremos ir lentamente conhecendo seu real poder. O que acham, um retorno aos tempos de glória ou mais uma “febre Buldozzer”? Por: Lock Gamer

Anúncios

7 comentários sobre “AMD confirma novos CPUs FX com DDR4 para disputar com Intel

  1. COM CERTEZA A AMD VAI VOLTAR COM TUDO EU SÓ UTILIZO AMD E GOSTARIA DE VER LOGO O RESULTADO DESSAS NOVAS INOVAÇÕES TENHO DOIS FX8350 E ADORO O DESEMPENHO DELES OTIMOS PROCESSADORES

    Curtir

  2. Será bom para todo consumidor que aja um equilíbrio de forças e que realmente a AMD faça mais do que prometi ,desta vez vamos aguardar com cautela e investir só depois de muitos testes.

    Curtir

  3. Olá, venho do “futuro” e estou totalmente desatualizado à respeito do AMD. (TRAGÉDIA)
    Alguém pode me atualizar sobre o que temos neste início de 2017 de novidade JÁ À VENDA no Brasil a respeito de placa mãe com suporte à RAM DDR4 e placa de vídeo atual ou do que já foi testado e aprovado em desempenho excelente no ano de 2016 em custo benefício ?
    Eu agradeço a gentileza desde já, obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s