Com a Computex 2015 em andamento e os “intrometidos” de plantão procurando novas informações em cada canto surgem os prováveis nomes para as próximas placas de vídeo top da AMD para a nova geração que devem fazer frente a GTX 980 Ti e GTX Titan X.
Na verdade não é nenhuma novidade que o nome “provisório” das próximas placas de vídeo equipadas com Fiji é Radeon Fury conforme já noticiamos por aqui e agora temos a confirmação de que ele está sendo usado internamente pela AMD.
Até o momento se falava apenas de um modelo utilizando o chip Fiji que seria a concorrente da GTX Titan X mas com o lançamento da GTX 980 Ti que utiliza o mesmo chip da Titan X fica claro que a AMD também deve lançar uma versão “popular” de sua Radeon Fury com um preço mais acessível e desempenho equivalente.
Agora nos corredores da Computex já se fala de dois modelos que seriam Radeon Fury e Radeon Fury X. O primeiro modelo seria o mais “básico” com versões personalizadas pelos fabricantes parceiros com soluções de refrigeração e clocks modificados enquanto a Fury X utilizaria o sistema de refrigeração por water cooler visto nas imagens divulgadas.
Não seria permitido as parceiras alterar qualquer característica da Radeon Fury X assim como ocorre na GTX Titan X sendo obrigados a seguir o modelo de referência. Os dois modelos teriam 4GB de memória HBM com a possibilidade de versões 8GB nos próximos meses.
Fury foi confirmado como um codinome, o que significa que isso pode mudar até o lançamento mas tudo caminha para ele como o definitivo, somente a variação “Fury X” parece pouco interessante comercialmente pois seria uma clara alusão a GTX Titan X, algo que soa como uma “cópia” pouco criativa.
Ainda existe a chance do modelo de entrada se encaixar na linha R9 300 com um nome como R9 395 ou R9 395X ou mesmo tomar o nome R9 390X com o modelo modificado da R9 290X como R9 390. A AMD deve revelar novas informações amanhã.
O que acham dos nomes?
Por: Lock Gamer