Nvidia Gameworks “não é saudável”, diz desenvolvedor da AMD

Não é a primeira vez que Nvidia e AMD trocam acusações por conta do polêmico Nvidia Gameworks, a controvérsia que se arrasta a algum tempo já teve capítulos envolvendo Watch Dogs e recentemente Project CARS, entre outros. O motivo é sempre o mesmo, o baixo desempenho de placas AMD nos jogos que utilizam o Gameworks, mas desta vez a acusação é mais profunda.

Ao invés de manter apenas a linha de que as tecnologias proprietárias da Nvidia nos games são prejudiciais a produtos concorrentes o desenvolvedor da AMD, Richard Huddy, foi mais longe afirmando que até mesmo as placas de vídeo da própria Nvidia são prejudicadas com o programa.

“Se fosse só isso, as pessoas poderiam dizer: ‘Eu vou tomar a minha escolha e desligar isso se eu estiver com AMD e ligar se eu tiver uma placa da Nvidia. Mas é mais negativo que isso – e eu vou apontar dois fatos aqui. Número um: o GameWorks tipicamente atrapalha o desempenho do hardware Nvidia também, o que é um pouco trágico na realidade. Realmente parece que a ideia do programa é reduzir o desempenho, mesmo em placas high-end, para que as pessoas tenham que comprar novas”, disse Huddy.

Ele afirma ainda que entre as práticas que prejudicam o desenvolvimento da indústria estaria o uso de processamento exagerado da GPU em jogos com tecnologias Nvidia. “Se você olhar para Crysis 2, por exemplo, você verá que eles aplicam tesselation em água que não está visível, obrigando a GPU a renderizar milhões de triângulos a cada frame. Eles também o aplicam em blocos de concreto, que são objetos essencialmente retangulares. Isso o obriga a renderizar milhões de triângulos inúteis por frame”.

As declarações foram divulgadas pela revista PCR que entrevistou Richard Huddy e fazem parte de uma entrevista completa que ainda não foi divulgada, então podemos imaginar que vem muito mais polêmica por aí.

Enquanto isso o Nvidia Gameworks continua a dividir opiniões da indústria e dos jogadores, algo que tem se agravado após lançamentos conturbados como o de Batman: Arkham Knigth que utiliza as tecnologias do Gameworks e chegou a ser retirado do Steam após apresentar graves problemas de desempenho no PC.

E vocês, o que acham do Nvidia Gameworks?

Por: Lock Gamer / Info: PCR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s