Vendas de PC despencam 38% no Brasil em 2015

Existe uma guerra declarada entre especialistas de mercado e especialistas do mundo dos hardwares e a disputa é entre o sucesso e fracasso dos PCs. Enquanto um lado afirma que o PC está caminhando para a extinção o outro diz que tudo vai muito bem, obrigado e na guerra de dados e pesquisas os especialistas tem más notícias.

Segundo pesquisa da IDC Brasil a crise dos PCs também pode ser sentida aqui e o reflexo foi a queda de 38% do mercado de PCs no país no 2º trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 1.637 milhão de computadores vendidos, sendo cerca de 600 mil desktops – queda de 41% – e 1.037 milhão de notebooks – 37% a menos do que foi registrado no 2º trimestre de 2014. O levantamento mostra ainda que 70% das vendas foram para o consumidor final e 30% para o mercado corporativo. Com o resultado, o país caiu da 7ª para a 8ª colocação no mercado mundial, atrás de EUA, China, Japão, Índia, Reino Unido, Alemanha e França.

Além de revelar a queda nas vendas o estudo apresenta um dado interessante que é normalmente ignorado pelas empresas estabelecidas por aqui, 70% das vendas são para o consumidor final, ou seja, nós. Ainda que represente um número importante, as vendas para as empresas não chegam nem perto de ser mais relevantes.

Fatores como a crise econômica mundial e a alta do dólar são apontados como alguns dos principais motivos para a queda nas vendas. Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil, acredita que o 3º trimestre tende a ser melhor, muito por conta das promoções do Black Friday, que este ano traz uma novidade: pela primeira vez o evento deve ser usado para vender computadores mais antigos, que é o que acontece nos EUA.

Até o final do ano, a IDC Brasil estima que 7.4 milhões de computadores sejam comercializados, volume que representa uma queda de 29% frente a 2014, quando 10.3 milhões de PCs foram vendidos no país.

A única boa notícia é que isso significa que quem está com o poder na mão é o consumidor e que as empresas precisam cada vez mais oferecer negócios mais atrativos e preços competitivos.

Por: Lock Gamer / Info: IDC Brasil

Anúncios

Um comentário sobre “Vendas de PC despencam 38% no Brasil em 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s