Novas amostras de CPUs AMD Zen atingem clocks mais altos

Talvez você se lembre das primeiras informações sobre o desempenho dos processadores baseados na nova microarquitetura Zen da AMD em comparativo com CPUs Intel i5 e i7 da linha Haswell (aqui) onde apesar de todos termos ficado otimistas com os resultados, nos deparamos com clocks baixos para as amostras. Na época observamos que as amostras de engenharia seriam versões ainda em desenvolvimento e agora temos a prova disso.

O usuário AMD Polaris revelou que novas amostras de engenharia dos processadores Zen apresentam clocks mais altos se comparados as versões anteriores. A primeira é uma amostra do CPU Zen de 8 núcleos com o AMD HT batendo 3150 MHz como clock base, 3300 MHz com turbo em todos os núcleos e 3600 MHz no modo turbo em apenas um núcleo.

AMD_zen_arquitetura_detalhes_core-4

A segunda amostra é um CPU de 4 núcleos com AMD HT chegando aos 3400 MHz em modo turbo para apenas um núcleo enquanto o turbo para todos os núcleos atinge 3100 MHz. O clock base se mantém nos 2900 MHz, o que levanta algumas dúvidas em relação a amostra, se seria apenas uma versão para testar as placas-mãe ou se há alguma dificuldade em subir os clocks sem prejudicar o consumo, já que a versão possui um TDP de 65W.

AMD zen fx processador cpu vs i7

Com lançamento programado apenas para o próximo ano os engenheiros ainda tem algum tempo para refinar os produtos até chegarem ao mercado mas não é possível afirmar o grau de refinamento do próprio processo de fabricação de 14nm da Global Foundries que pode ser um limitador de performance por watt, de qualquer forma já podemos ver a evolução na nova amostra de chips Zen.

Por: LockGamer / Info: Guru3D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s