A poucos dias nós divulgamos uma matéria falando sobre o problemas com os modelos GTX 1080 e GTX 1070 da EGVA que estavam literalmente pegando fogo devido a um erro de projeto. A EVGA reconheceu o problema e já implementou alterações para a linha de produção, ou seja, todas as suas futuras placas gráficas contarão com dissipação nos VRMs. A empresa admitiu que a falta de refrigeração na VRAM e nos VRMs foi um descuido e prometeu honrar a garantia que vai ser necessária no caso do usuário afirma ter capturado em vídeo o momento em que sua EVGA GTX 1080 “entra em ignição”.
O vídeo de Michael Duncan supostamente mostra as VRMs se incendiando, seria a primeira vez que o caso é documentado em vídeo. Segundo Duncan, a GTX 1080 FTW funcionou durante um mês sem qualquer falha quando de repente parou de funcionar, ao testar peça a peça seu PC ele capturou o incidente.
Curiosamente a GTX 1080 FTW não estava sequer com os conectores de alimentação PCI de 6 e 8 pin conectados, o que tem levantado sérias dúvias sobre a veracidade do vídeo. Testes realizados pelo Tom’s Hardware revelaram que os VRMs podem alcançar temperaturas tão elevadas a ponto de ultrapassar 114°c em poucos minutos em uma bancada aberta em temperatura ambiente de 22°c durante o benchmark Furmark.
Também suspeito do vídeo, uma vez que o incêndio foi provocado sem estes conectores auxiliares, no qual questiono que a placa funcionaria ou queimaria sem a presença destes conectores.
CurtirCurtir