Logo após o lançamento de Gears of War: Ultimate Edition para PC surgiram relatos de problemas de desempenho e principalmente de defeitos gráficos com o visual do jogo extremamente prejudicado em placas de vídeo AMD, o mais estranho é que isso ocorre em modelos de alto desempenho como R9 Fury, Fury X e Nano. Após algum tempo ficou constatado que o culpado seria o efeito ambient occlusion que quando ativado gerava os artefatos e a queda de desempenho, mas a coisa parece ser mais séria.
O site Wccftech apontou o Nvidia GameWorks como provável vilão na história graças aos HBAO+, recurso introduzido dentro do programa e presente em Gears of War: Ultimate Edition. Diferente de jogos como Far Cry 4 e The Witcher 3 onde é possível controlar o uso do HBAO+ e utilizar opções menos “pesadas”, em Gears of War existe apenas a opção ligado e desligado sem identificar a presença do recurso da Nvidia.
A própria fabricante revela em seu blog a presença do recurso HBAO+ que não pode ser identificado no menu de opções gráficas do jogo. A solução encontrada pela AMD foi desativar o recurso via driver através de uma atualização lançada.
Não é a primeira vez que Nvidia GameWorks é acusado de ser o responsável por problemas de desempenho, a própria AMD já tomou a frente das acusações de que o programa não seria “saudável” para os jogos de PC na época dos lançamentos de Project CARS e The Witcher 3 onde a situação foi muito parecida com a atual.
O que acham, culpa do GameWorks, da AMD, dos desenvolvedores ou NDA?
Por: Lock Gamer / Info: Wccftech